Sessão Assíncrona


SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)

40169 - O IMPACTO DA ATUAÇÃO DE UMA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM UMA COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TRÊS RESIDENTES DE ENFERMAGEM
LARISSA NUNES OLIVEIRA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GABRIELLE CARDOSO DO NASCIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, YASMIN DE OLIVEIRA MERQUIDES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
Este estudo foi realizado no período de março a maio de 2022.


Objeto da experiência
O objeto deste estudo é o impacto da atuação de uma Clínica da Família sobre seus usuários na percepção de enfermeiras residentes no âmbito da APS.


Objetivos
Descrever o impacto da atuação de uma Clínica da Família em uma comunidade localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro, sob a percepção de três Enfermeiras Residentes no contexto da Atenção Primária à Saúde.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, a partir da vivência de três Enfermeiras Residentes de primeiro ano, no contexto da atenção primária à saúde em uma Clínica da Família situada em uma comunidade da zona oeste do município do Rio de Janeiro.

Resultados
A atuação da Clínica da Família neste território vai além do contexto assistencial à saúde, servindo como referência de acesso e garantia de cuidados e direitos. Atua fortemente em educação em saúde e fomenta a autonomia do usuário, reduzindo indicadores como a mortalidade materna-infantil, doenças infecto-contagiosas, assim como participando de colegiados gestores, doação de mantimentos e atuando em situações de risco como enchentes e desmoronamentos, comuns na comunidade.


Análise Crítica
O território possui um perfil epidemiológico e social de extrema vulnerabilidade. Sendo a APS a principal porta de entrada do SUS, é preciso reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando-as em relação aos outros pontos de assistência, programando os serviços de saúde de acordo com o seu contexto social, fomentando a participação ativa do sujeito e sua autonomia no processo de saúde e doença, visando a resolutividade prevista para esse nível de atenção.


Conclusões e/ou Recomendações
O residente atua junto ao corpo técnico da Clínica neste trabalho potente e que muda a vida da população, através de indicadores de desempenho que mostram o impacto da unidade no território. Destaca-se o ensino em serviço como agente de valorização do residente enquanto profissional, ocupando espaços e vivenciando experiências na APS que apenas a residência é capaz de proporcionar.