Sessão Assíncrona


SA3.6 - ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA APS: TERRITÓRIOS E INTEGRAÇÃO (TODOS OS DIAS)

38847 - REDUÇÃO DE RECOLETAS DE EXAMES LABORATORIAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VILA PREL UTILIZANDO A METODOLOGIA LEAN SIX SIGMA
VIVIANE SCANDIUCCI MOTA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, DANIELE BOINA DE OLIVEIRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, MARCIA VALERIA SANTOS BARREIRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, GUILHERME DA PAIVA SOUSA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, LUCAS LOIOLA GOMES - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, RODRIGO SILVEIRA DE CARVALHO MAFRA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN


Período de Realização
Estudo realizado de Janeiro a Dezembro de 2021 em uma unidade básica de saúde (UBS Vila Prel).

Objeto da experiência
Unidade Básica de Saúde com índice de recoletas de exames que geram alto custo à Instituição .

Objetivos
Mapear os principais exames e motivos de recoleta de exames laboratoriais e gastos inerentes às recoletas; realizar intervenção no processo de trabalho e ao final reduzir em 30% ao mês o índice de recoletas.


Metodologia
Para elaboração do estudo foi adotada a metodologia Lean Six Sigma, com base nas ocorrências de recoletas laboratoriais da UBS Vila Prel. Para tanto foi realizado um mapeamento do processo, identificando os ofensores, após, foi desenhado o Diagrama de Ishikawa com a identificação da matriz de esforço impactos, e levantamento das causas ver e agir, e as causas priorizada do alto número de recoletas, com a elaboração do plano de ação ver e agir, implementação e controle para o fechamento do ciclo.

Resultados
Foram implementadas ações de dupla checagem da guia de exame e documentos do paciente e mapeamento das filipetas de recoleta com os principais motivos. Foram realizadas capacitação prática e teórica pela Equipe do prestador de serviço junto à equipe da unidade; após o Estudo de não conformidades do tubo cinza junto à Matriz da BD em New Jersey ocorreu a mudança do fornecedor dos tubos, o que impactou no índice de recoletas. Reduzimos mais de 30% do índice de recoletas laboratoriais.

Análise Crítica
Em 2020 na UBS Villa Prel foram realizadas 600 recoletas, com custo médio estimado de R$ 6,75 por exame, representando um custo anual de R$ 4048,00, sendo um baseline de 1,05% de recoletas/anual. De Janeiro a Novembro de 2021 foram realizadas 66.688 coletas de exames, sendo que destas 229 (0,34%) precisaram de recoletas. Percebeu-se que com a implementação das ações Ver e Agir houve redução expressiva dos casos de recoletas de exames na unidade, atingindo apenas 0,08% nos meses de Abril e Maio de 2021.

Conclusões e/ou Recomendações
O estudo possibilitou uma visão multidisciplinar da equipe reduzindo o número de recoletas laboratoriais, permitiu a implantação do sistema “NISI Online” no mapeamento das recoletas em outras unidades. Houve mudança do fornecedor do tubo para todo o município de São Paulo. Observamos na metodologia lean six sigma grande potencial de melhoria em processos de trabalho na Saúde, por meio da identificação, resolução de problemas e redução de custos.