Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

44134 - O ACESSO AVANÇADO COMO MECANISMO PARA A AMPLIAÇÃO DO ACESSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO EM UMA AUTOGESTÃO DE SAÚDE EM BELO HORIZONTE - MG
VIVIANE GONÇALVES BARROSO - CASSI MG, ALEXANDRE VIANA BARROS DE ANDRADE - CASSI MG


Período de Realização
A preparação aconteceu ao final de 2020 e a mudança entre os meses de maio de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Etapas da implementação do Acesso Avançado em serviço de Atenção Primária de uma Autogestão.

Objetivos

Contribuir, por meio de experiência inovadora, para o aperfeiçoamento e a superação de desafios relacionados ao acesso na Atenção Primária, compartilhar as etapas do processo e os resultados da implementação do Acesso Avançado, reduzindo lacunas do conhecimento.

Metodologia
A experiência será apresentada através de ações desenvolvidas em 12 meses e duas etapas, sendo: Implantação e Implementação do Acesso Avançado (AA). Delimitou-se o período de maio a julho de 2021 como etapa de Implantação, sendo o mês de agosto o marco para o início da etapa de Implementação.


Resultados
Entre os resultados mais emblemáticos temos que 22% dos pacientes atendidos após a implementação do Acesso Avançado não haviam sido atendidos nos três últimos anos, o que representa impacto significativo na acessibilidade da Atenção Primária. No que diz respeito ao tempo de resposta, considerando todos os tipos de demanda apresentados, foi possível constatar que 86% foram respondidas dentro do prazo estabelecido (em até 48h), sendo a maioria em até 24h.


Análise Crítica
A experiência deve ser compreendida como referência. Implica na superação da dicotomia hierarquizada entre demandas não programadas e programadas. Exige dedicação para a construção de nova cultura de cuidado, a partir de novas práxis. Existe potencial de mudança relacionado à quebra de paradigmas.


Conclusões e/ou Recomendações
A estruturação do processo e fluxo de porta de entrada são componentes estratégicos e centrais na definição de uma amplitude maior do acesso, gerando repercussões na resolutividade da APS e requer discussões relacionadas à ressignificação dos processos de trabalho e dos papéis dos profissionais.