SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)
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43279 - PLANOS DE AÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) DO DISTRITO FEDERAL (DF) MARIA SILVIA BRUNI FRUET DE FREITAS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ BRASÍLIA, BÁRBARA FERREIRA LEITE - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, CARINE BIANCA FERREIRA NIED - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, THAÍS ALESSA LEITE - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, ADRIANO DE ALMEIDA DE LIMA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, DENISE DE LIMA COSTA FURLANETTO - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, MAGDA DUARTE DOS ANJOS SCHERER - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Período de Realização A elaboração e implantação dos Planos de Ação para Qualidade ocorreram de dezembro/21 a junho/22.
Objeto da experiência Processo de planejamento local como parte da avaliação da atenção primária à saúde, em curso desde 2019.
Objetivos Qualificar o processo de trabalho das equipes de saúde da família, saúde bucal e da gestão local da APS por meio do planejamento de ações de melhoria da qualidade dos serviços, considerando os resultados da autoavaliação, visando atingir os padrões de qualidade para o primeiro ciclo de avaliação.
Metodologia Com base nos resultados da autoavaliação, as equipes de saúde da família, saúde bucal e gestores locais elaboraram o Plano de Ação para Qualidade (PAQ). O PAQ é uma ferramenta de planejamento que auxilia na organização dos processos de trabalho das equipes. Priorizou-se, no mínimo, quatro padrões de qualidade, sendo dois relacionados aos indicadores do acordo de gestão local. Na sequência, identificou-se os problemas para seu cumprimento e ações para atingi-los, visando a melhoria da qualidade.
Resultados O total de 591 equipes de APS (98%) e 94 gestores locais (94%) finalizaram seus PAQ, inseridos na Plataforma QualisAPS. Os gestores elencaram problemas e ações majoritariamente na organização do trabalho e na atenção ao usuário, enquanto as equipes focaram nas ações no território e na atenção ao usuário. As ações priorizaram a reorganização do processo de trabalho, recursos humanos, apoio estratégico, infraestrutura, entre outros.
Análise Crítica O PAQ promove a integração da equipe, estimula a prática de planejamento, a organização do trabalho e o estabelecimento de prioridades. A pouca familiaridade com ferramentas de planejamento dificulta a formulação dos problemas, definição das ações e dimensionamento do tempo de execução. O engajamento da gestão local e regional no desenvolvimento de ações de educação permanente e apoio institucional tem sido um facilitador.
Conclusões e/ou Recomendações A elaboração do PAQ é continuidade das reflexões iniciadas na autoavaliação, possibilita a construção coletiva de ações e promove o engajamento das equipes na melhoria da qualidade da APS. O PAQ marca um momento de retomada do trabalho no modelo de saúde da família, pois por quase dois anos, em função da pandemia, equipes e gestores foram realocados para o atendimento das demandas impostas pelo contexto pandêmico.
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