Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

42095 - MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO NO ATENDIMENTO E MONITORAMENTO DOS CASOS DE DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS
INGRID XAVIER RODRIGUES - CEULP/ULBRA/FESP, LUCIA HELENA FERNANDES QUINTELLA - CEULP/ULBRA/FESP, PÂMELA EVA TEIXEIRA DE AGUIAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Período de Realização
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (FESP/Ceulp/Ulbra) – Março/22 a Julho/22

Objeto da experiência
Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas no Município de Palmas-TO durante o ano de 2022.

Objetivos
Promover a qualificação das equipes nas redes de Saúde do Município no atendimento e monitoramento das DDA’s.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência acerca do matriciamento e capacitações promovidas com as equipes das Unidades Básicas de Saúde, Hospitais públicos e privados e Unidades de Pronto Atendimento sobre a triagem, plano de tratamento, registro e envio dos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA). Estão sendo realizados encontros formativos e elaborações de materiais educativos e instrucionais.

Resultados
Foram levantados os consolidados registrados no Sivep_DDA dos casos de DDA(2021), a fim de identificar as lacunas presentes no registro dos dados. Foi possível observar a baixa incidência no envio dos casos e traçados planos operacionais estratégicos que envolvam a identificação/registro oportuno das informações. Se encontram em elaboração/aplicação uma nota técnica operacional para o agravo,o fluxograma simplificado desde o primeiro atendimento ao envio/registro de dados e capacitações in loco.

Análise Crítica
Compreende-se que o registro dos dados em tempo oportuno contribui diretamente com a vigilância epidemiológica do Município, ao passo que permite informações mais fidedignas, o monitoramento e a definição de prioridades de ação e intervenção. O matriciamento e a educação em saúde representam uma importante ferramenta no fortalecimento da rede, permitindo para além da resolução dos registros e atendimentos, um espaço de escuta e fortalecimento de vínculos entre as equipes de gestão e atenção.

Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia aplicada vem colaborando no fortalecimento entre atenção básica e gestão, contribuindo para que o envio dos dados ocorra dentro do período oportunizado, bem como, facilitando que dúvidas acerca do processo de trabalho, sejam resolvidas de forma mais oportuna, permitindo que o monitoramento seja realizado de forma mais eficiente. Recomenda-se o contínuo seguimento das ações de educação em saúde, para fortalecer o atendimento na rede.