Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

42006 - FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMARIA NO MUNICÍPIO DE BELÉM A PARTIR DO COLEGIADO GESTOR
TAMILIS FEITOSA LEAL - SESMA, MAURICIO CEZAR SOARES BEZERRA - SESMA, ADRIELLY BARBOSA PEREIRA - CESUPA, ALOMA SENA SOARES - UEPA, CAMILO EDUARDO PEREIRA ALMEIDA - SESMA, FELIPE VALINO DOS SANTOS - SESMA, GEORGIA HELENA DE OLIVEIRA SOTIRAKIS - CESUPA, GUILHERME MARQUES DA ROCHA - UEPA, TAINÁ DE SOUZA NASCIMENTO - UEPA, THAYANE MONTEIRO DO NASCIMENTO - CESUPA


Período de Realização
Foi realizado no período de março a junho de 2022.

Objeto da experiência
Implantação de colegiado gestor na atenção primária saúde nos distritos administrativos no município de Belém-PA.

Objetivos
Relatar a experiência da gestão municipal de saúde na implantação do colegiado gestor; relatar a vivência multiprofissional na integração dos residentes e gestores nas oficinas distritais do colegiado.

Metodologia
Belém é dividida em 7 distritos, onde foram realizadas oficinas de discussão e pactuação, denominadas Colegiado Gestor, em que participaram profissionais representantes da assistência, da gestão da saúde municipal e os residentes multiprofissionais em saúde da família. Com periodicidade mensal e pauta previa sobre demandas prioritárias para melhoria do processo de trabalho e organização do serviço, utilizando ferramentas como a matriz SWOT, capacitações, casos clínicos e recursos de mídia.

Resultados
Observaram-se demandas comuns entre as unidades como: necessidade de reorganização do processo de trabalho acerca da regulação de consultas e exames especializados, processo de vigilância em saúde e assistência farmacêutica; além da necessidade de revisão da estrutura física, necessidade de recursos humanos e materiais, necessidade de reorganização e distribuição dos territórios, dificuldades na relação interpessoal e necessidade de adequação do processo de trabalho em equipe.

Análise Crítica
Percebeu-se que antes do colegiado gestor não havia integração nos distritos, bem como grande parte das demandas estavam suprimidas devido à fragilidade nesta comunicação entre assistência e gestão. No entanto, ainda há necessidade de expansão do colegiado para inserção dos usuários como forma de ampliar a participação social. Com relação à vivência multiprofissional, os diferentes olhares possibilitaram maior resolutividade das demandas encontradas nos serviços de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
O colegiado gestor se mostrou uma importante ferramenta para a atenção primária, pois estreitou relações entre gestão e assistência, implementação de ações de educação permanente, favorecendo novos fluxos e possibilitando maior resolutividade dos problemas ora estagnados e altamente recorrentes nos serviços de saúde. Além disso, ficou evidente a relevância da atuação da equipe multiprofissional neste processo de assistência à população.