Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

41143 - AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE OS MESES TEMÁTICOS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
TACIANA SILVA FERREIRA DE MORAES - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, PAULA NEVES DE ALMEIDA - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, ALEXANDRE ANDRADE LIMA PAIVA - FPS - FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE, MATHEUS ALEXANDRE SOBRAL BATISTA - FPS - FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE, MARIANA DA SOLEDADE URQUIZA LINS - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, LÍVIA RITA SANTANA MONTEIRO - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, HENRIQUE LAGES CONSTANT MELO - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, JÚLIA DE FRANÇA SANTOS - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, GABRIEL SABINO COSTA - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, ALEXANDRE BARBOSA BELTRÃO - UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO


Período de Realização
Ações ocorridas em 2020 e 2021, de acordo com os meses temáticos definidos pelo Ministério da Saúde.

Objeto da experiência
Vivências educativas em saúde feitas em unidade de saúde, escola pública e espaços comunitários de Olinda, conduzidas por acadêmicos membros da LAMFC.

Objetivos
Apresentar o desenvolvimento de uma experiência educativa que propõe ressignificar a lógica preventiva dos meses temáticos, por meio de ações que repensem e rediscutam o papel da promoção da saúde no calendário temático propostos pelo Ministério da Saúde.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes de Medicina de Pernambuco, em que os membros do projeto de extensão Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC) promovem ações comunitárias, baseadas nos meses temáticos. Através de rodas de conversa, aulas e palestras, os acadêmicos atuaram nas atividades voltadas à população no âmbito da educação e promoção em saúde, prevenção e assistência dos agravos evidenciados pelo tema do mês.

Resultados
A participação do projeto nos meses temáticos na APS, como ”outubro rosa”, “dezembro vermelho”, serviram como ações de educação em saúde sobre o tema proposto para o período e oportunizou a realização de condutas por vezes negligenciadas pelos serviços de saúde. Assim, foram realizados procedimentos educativos, incluindo testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia e consultas que, além de contribuir com a informação, configuram um cuidado integral.

Análise Crítica
Destaca-se a relevância da continuidade de práticas educativas, pois englobam ações que criam vínculos com os usuários e reforçam a ideia de promoção da saúde ao longo do ano, sem sobrecarregar os serviços. As ações refletem o dia a dia da APS diante de múltiplas condições, sem compartimentalizar a condição do indivíduo e, assim, possibilitam a abordagem de outras áreas do cuidado durante o mês temático, por meio de ações de saúde com participação popular, conferindo um caráter integral do cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
A promoção da saúde e prevenção de doença é um processo que abrange toda a população durante o ano, e os meses temáticos podem contribuir para o enfoque desta dinâmica ao dar visibilidade ao tema em uma perspectiva de educação em saúde, mas esta discussão deve se estender para além do período temático. Ademais, o estudante vivencia o desafio de trocar conhecimentos com a população de forma pedagógica, sendo uma rica experiência para formação.