SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
41043 - A ATENÇÃO INTEGRAL A UMA FAMÍLIA ADSCRITA EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO/RS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FERNANDA CALEGARO LERNER - UNISINOS, VITÓRIA APARECIDA ALLIEVI - UNISINOS, MURILO SANTOS DE CARVALHO - UNISINOS, SCHEILA MAI - UNISINOS, FERNANDA COPETTI MÜLLER - UNISINOS, CLAUDIA LAIDETE LUZ DA SILVA - UNISINOS
Período de Realização A experiência de acompanhamento em saúde e social ocorreu no período de um ano.
Objeto da experiência Atendimentos multiprofissionais e articulação de Rede para o cuidado de uma família com múltiplas comorbidades e em situação de vulnerabilidade social.
Objetivos Realizar o acompanhamento multiprofissional de cuidado em saúde a uma família em situação de vulnerabilidade social; Articular o cuidado em Rede para a garantia de direitos sociais, como direitos das crianças e da mulher, direito à escola, bem como acesso à saúde e benefícios sociais.
Metodologia Foram realizados atendimentos compartilhados entre os profissionais de Serviço Social, Enfermagem e Medicina e interconsultas. Para ampliação das possibilidades de cuidado foi solicitado apoio matricial do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), no qual utilizou-se como tecnologia do cuidado a elaboração conjunta do Projeto Terapêutico Singular (PTS). Ainda, realizaram-se reuniões de microrrede com serviços de outras políticas públicas, como da Assistência Social e Conselho Tutelar.
Resultados A família que, inicialmente encontrava-se em situações de violências e risco social, passou a ter acesso a escola e permanecer com o benefício social. A partir do primeiro atendimento percebeu-se um vínculo entre a equipe e a família, identificando-se questões clínicas de Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs e gestação de risco. Com a aproximação do caso aos profissionais, estes puderam realizar todos os cuidados relacionados para recuperação, prevenção de agravos e promoção de saúde.
Análise Crítica A experiência em Equipe de Saúde da Família demonstrou que o acesso à saúde não está na ausência da doença, ou intrínseca as demandas biológicas. O cuidado continuado em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) está permeado pela compreensão das condições sociais, psíquicas, culturais e macroestruturais da sociedade. A elaboração de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) foi uma estratégia exitosa para articular o cuidado integral e biopsicossocial em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Frente ao exposto, concretiza-se a importância da Atenção Primária à Saúde como centro de comunicação da rede de atenção aos usuários do SUS, seu papel de coordenadora do cuidado na articulação com a rede intra e intersetorial, garantindo o princípio da integralidade e de corresponsabilização entre família e equipe de saúde na garantia dos direitos sociais e de saúde.
|