Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

40199 - IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO DE OFERTAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENARES EM SAÚDE(PICS) PARA TRABALHADORES,ALUNOS,ESTAGIÁRIOS E USUÁRIOS-ENSP/FIOCRUZ
JANETE DE SOUZA ROMEIRO - FIOCRUZ/ENSP, ZELIA PIMENTEL ANDRADE - FIOCRUZ/ENSP, CAROLINE B. S. SANTIAGO - FIOCRUZ/ENSP, FLÁVIA RAMOS GUIMARÃES - FIOCRUZ/ENSP, LETÍCIA BARREIRO GOMES - FIOCRUZ/ENSP, MARIA EGLE CORDEIRO SETTI - FIOCRUZ/ENSP, CAMILLA TEIXEIRA - FIOCRUZ/ENSP


Período de Realização
O relato apresenta resultados apurados entre março de 2020 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Implantar as PICS conforme Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares(PNIPC/2017) para trabalhadores, alunos, estagiários e usuários.

Objetivos
Organizar a oferta, capacitar terapeutas, identificar espaço físico, buscar parcerias, elaborar documentos para funcionamento, mapear processos, realizar previsão orçamentária, promover reuniões periódicas de alinhamento do trabalho para definições de ações e pactuação das responsabilidades do GT.

Metodologia
O grupo de trabalho(GT) institucionalizado, composto por trabalhadores de diversas formações: gestão, assistência, ensino e pesquisa, e tem como objetivo estabelecer diretrizes de atuação e elaboração de projeto de implementação. A gestão do GT é horizontal, os integrantes são responsáveis pelo desenvolvimento das atividades pactuadas e pela organização do trabalho. Utiliza tecnologia social de design de projetos, baseada em linguagem e práticas inclusivas que valorizam a sabedoria coletiva.

Resultados
Realização de 63 encontros virtuais para alinhamento do trabalho; definições de ações; pactuação das responsabilidades; identificação de trabalhadores disponíveis para atuar em 15 PICS; criação de identidade visual; apresentação de propostas de espaços físicos para atendimentos; realização de encontros com os voluntários e elaboração; elaboração de termo de adesão de voluntariado, planilha de registro de produção, autorização de uso de imagem, da proposta orçamentária e materiais de divulgação.

Análise Crítica
Restrições proporcionadas pela pandemia, impossibilitando a atuação dos atendimentos presenciais, indefinição do local físico para atendimentos, programa de voluntariado em implantação, atuação dos diferentes perfis de voluntários. Como desafios para a oferta das PICS: manutenção da qualidade dos atendimentos no formato on-line, necessidade de capacitação nos aplicativos digitais, identificação da melhor ferramenta institucional para os atendimentos on-line e definição de prontuário eletrônico.

Conclusões e/ou Recomendações
Adesão ao atendimento on-line,aumento de atendimentos;participação em eventos científicos; criação de identidade visual, apoio institucional,divulgação de materiais.Os resultados possibilitaram adaptação das estratégias para obtenção de resultados concretos.Importante fortalecer modelo de gestão horizontal,possibilitado responsabilização,tomada de decisão coletiva, disponibilização de carga horária e flexibilização para o alcance dos objetivos.