Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

38435 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ABORDAGENS E ESTRATÉGIAS CONTEMPLADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ANA LÚCIA DE MAGALHÃES FITTIPALDI - ENSP/FIOCRUZ, GISELE O'DWYER - ENSP/FIOCRUZ, PATRÍCIA HENRIQUES - UFF


Apresentação/Introdução
A educação em saúde é integrante do processo de trabalho das equipes da Atenção Primária, estando inserida no escopo de diversas políticas públicas. A análise das abordagens oficiais pode contribuir com a compreensão sobre a natureza das ações que orientam a dimensão educativa do cuidado prestado pelas equipes de saúde, o que justifica a realização do presente estudo.

Objetivos
Objetiva-se identificar e analisar as estratégias educativas descritas nas políticas públicas de saúde, verificando se elas contemplam diretrizes para garantia da autonomia, participação popular e controle social.

Metodologia
Para tanto, realizou-se análise documental das seguintes políticas públicas de saúde: Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Política Nacional de Saúde Bucal, Política Nacional de Promoção da Saúde, Política Nacional de Educação Popular em Saúde, Política Nacional de Alimentação e Nutrição e a Política Nacional de Humanização, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical e da educação popular em saúde.

Resultados
Identificou-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e participação popular. Observou-se diversas estratégias de educação em saúde no discurso oficial. Ainda que nem todos os enfoques estivessem presentes em todas as políticas analisadas, as suas concepções diversas e complementares representam a potência no alcance da integralidade da abordagem educativa no cuidado em saúde. Em adição, as políticas contemplam mecanismos e diretrizes para garantir a participação popular, o controle social, e o incentivo à autonomia dos sujeitos.

Conclusões/Considerações
O estudo identificou que, mesmo com diferentes abordagens, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano dos profissionais e gestores da saúde. O contexto político atual limita e dificulta o alcance de políticas públicas com maior abordagem e ênfase nos aspectos sociais, como as aqui analisadas, sinalizando a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde da população.