Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

38432 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PROMOVENDO ENCONTROS E CONSTRUINDO SABERES
ANA LÚCIA DE MAGALHÃES FITTIPALDI - ENSP/FIOCRUZ, GISELE O'DWYER - ENSP/FIOCRUZ, PATRÍCIA HENRIQUES - UFF


Apresentação/Introdução
O modelo de atenção à saúde baseado na Estratégia Saúde da Família representa uma mudança na Atenção Primária com propostas para o desenvolvimento do diálogo e da corresponsabilização entre os sujeitos. Propõe que a educação em saúde seja uma ferramenta de conscientização individual e coletiva para construção da autonomia, protagonismo social e político, e estímulo ao autocuidado.

Objetivos
O objetivo do estudo foi conhecer as abordagens e estratégias de educação em saúde praticadas na Atenção Primária e compreender as dinâmicas sociais desenvolvidas a partir da integração entre os participantes.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, recorte de uma tese de doutorado em saúde pública. Foi realizada observação participante de ações educativas que ocorreram em duas unidades de saúde no município do Rio de Janeiro, onde foram observados: os objetivos das práticas; as abordagens desenvolvidas; e a motivação e participação dos usuários. Como instrumento de pesquisa utilizou-se o roteiro de observação participante e diário de campo e como referencial teórico analítico a teoria da ação social de Bourdieu para melhor compreensão dos aspectos subjetivos e objetivos que influenciam as ações dos sujeitos frente às abordagens educativas.

Resultados
Foram observadas treze reuniões de seis grupos: grupo café sem danos; quem dança é mais feliz; grupo de plantas medicinais; reencontro com a autoestima; grupo de hipertensão e diabetes, e grupo de artesanato. As abordagens educativas observadas proporcionaram espaços de escuta, fala e afeto, ancoradas nos princípios da Educação Popular em Saúde, enquanto práticas que estimulavam o diálogo, o compartilhamento de experiências, a valorização dos diversos saberes e o incentivo à autonomia. Representaram a oportunidade de acúmulo de capital social, por meio das inter-relações e da formação de uma rede de apoio; e de capital cultural por meio dos diversos temas e saberes compartilhados.

Conclusões/Considerações
Os encontros propiciaram a construção coletiva do conhecimento, constituindo um elemento do cuidado ampliado em saúde. No entanto, expressaram um cenário que destoa das práticas hegemônicas exercidas na Atenção Primária. Tal fato vislumbra uma perspectiva de mudança, por meio da possibilidade de fomentar práticas educativas dialógicas, que considerem as dimensões subjetivas, sociais e políticas como componentes indissociáveis do cuidado em saúde.