Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

44365 - DESAFIOS DO ACOLHIMENTO NA DEMANDA ESPONTÂNEA
LUANA SILVA ROSA FRANCO - ESCS, GUILHERME CHERVENSKI FIGUEIRA - ESCS, FERNANDO BARROS - ESCS


Período de Realização
21 de Abril de 2022 até 06 de junho de 2022

Objeto da experiência
Estudar sobre processo de trabalho no Acolhimento para melhorar o fluxo de atendimentos ao usuário na Unidade de Saúde 01 de Águas Claras/SESDF

Objetivos
Mapear o processo de trabalho do Acolhimento para entender os pontos fracos e fortes;verificar se estão de acordo os princípios da atenção primária e propiciar uma reflexão coletiva com os trabalhadores da UBS sobre os resultados da pesquisa

Metodologia
Trata-se um estudo quali-quantitativo realizado por meio da observação passiva da rotina de atendimento, objetivando levantar, a partir do livre discurso do entrevistado,o fluxo do atendimento aos usuários. Foi criado um questionário no Forms Google com perguntas abertas e questões de múltipla escolha, sobre a forma de trabalho do Acolhimento, que gerou um fluxograma analisador. Ultilizamos dados do E-sus para quantificar os atendimentos de demanda espontânea e da programada.

Resultados
A maioria dos 21 entrevistados relata que o trabalho é estressante e enfrentam os seguintes desafios: estrutura física inadequada e falta de equipamentos para exame do paciente; excesso de demanda espontânea; muitos pacientes fora da área de abrangência da USB; dificuldade na classificação de risco; falta de um enfermeiro na sala;falta união entre as equipes; falta treinamento qualificado;falta de vagas na agenda da UBS e vulnerabilidade a violência verbal e física.


Análise Crítica
O Acolhimento é uma estratégia de organização das ofertas de cuidado que, se adequadamente operado, contribui para a efetividade das ações realizadas no âmbito da APS, articulada a uma rede de serviços de saúde. Isso demanda investimento não apenas em tecnologia leve mas em fortalecimento da infraestrutura dos serviços de saúde. Por outro lado, ele se constrói com base em relações dialógicas que devem levar em consideração a subjetividade dos sujeitos.

Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se que, de forma prioritária, seja desencadeado um novo processo da construção do Acolhimento com a participação de todos os trabalhadores da UBS na elaboração de um novo processo de trabalho que ajude a retomar a estratégia de saúde da família na UBS.