Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

44140 - ATENÇÃO DOMICILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
JECICA DOS SANTOS XAVIER - UNIVASF, VALÉRIA MARIA DA SILVA SOUZA - UNIVASF, BRENNA CRISÓSTOMO RIOS FERREIRA - UNIVASF, AMANDA LARISSA SOUZA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO-BA


Período de Realização
De março a maio de 2022 no território de uma Unidade Saúde da Família (USF) em Juazeiro, Bahia.

Objeto da experiência
Vivências das visitas domiciliares realizadas por Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Objetivos
Relatar as experiências das visitas domiciliares desenvolvidas pelas residentes em Saúde da Família.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das visitas domiciliares no território de uma USF. O processo de trabalho foi desenvolvido de acordo com a análise de vulnerabilidade de usuários que se encontram acamados e domiciliados. Esses demandam de uma atenção multiprofissional, a qual vem sendo desenvolvida juntamente com as equipes de saúde da USF. As visitas ocorriam em 3 etapas: planejamento, realização e discussão dos casos.

Resultados
Durante o planejamento, foi desenvolvido o levantamento dos pacientes de acordo com as informações em prontuário. Para tanto, elaborou-se os objetivos e materiais necessários para as visitas. Essas foram realizadas em microáreas de duas equipes de saúde da família. Posteriormente, as situações de risco e demandas identificadas foram discutidas em equipe para elaboração dos planos de cuidado e acionamento de outros pontos de atenção da rede quando necessário.

Análise Crítica
A Atenção Domiciliar se mostrou uma estratégia potente para o processo formativo de Residentes e cuidado ao usuário. As experiências são do período inicial da residência multiprofissional, logo as impressões podem não representá-la integralmente. A falta de cobertura de agentes comunitários de saúde (ACS) no território dificulta o processo de trabalho na saúde da família e torna a população em situação de risco e vulnerabilidade, promovendo uma barreira de comunicação entre usuário e USF.

Conclusões e/ou Recomendações
A presença do ACS fortalece o cuidado domiciliar realizado por uma equipe multiprofissional. O cuidado na atenção domiciliar é essencial para a promoção da clínica ampliada, do olhar singular ao usuário e do reconhecimento de sua realidade a fim de identificar situações de risco e ter resolutividade dos problemas observados. A competência multiprofissional foi benéfica na complementaridade das ações desenvolvidas de forma mais integral.