SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
43750 - A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO E CUIDADO À PESSOA IDOSA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FELIPE KUTZ VIEIRA - FAVENI, RAPHAEL SILVA FIORESE - FAVENI, MARIA ROZÁRIA DIAS ANDREÃO - FAVENI, RENATA MENDONÇA ALVES LÍVIO - FAVENI, LAUDINÉIA MENDES DE SOUZA - FAVENI, PAULA DIAS HOJ - FAVENI, ALESSANDRA DOS BOÉCHI - FAVENI, JANE SPADETO AMBROZIM - FAVENI, CAMILA CORREA DA SILVA - FAVENI, MIRELA DIAS GONÇALVES - FAVENI
Período de Realização A experiência foi vivenciada de fevereiro a maio de 2022.
Objeto da experiência A visita domiciliar como instrumento de humanização e cuidado à pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Objetivos Descrever a experiência de um grupo de estudantes de enfermagem na realização de visitas domiciliares a pessoa idosa, como instrumento de humanização e cuidado em Venda Nova do Imigrante ES.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de estudantes de enfermagem na realização de visitas domiciliares ao idoso na ESF, baseados na humanização da assistência domiciliar e na qualidade do cuidado prestado. Realizado planejamento e acompanhamento de idosos/famílias em domicílio, utilizando abordagem acolhedora, escuta qualificada e aplicação de escalas para a avaliação do estado de saúde do idoso, afim de uma assistência individual que contemplassem intervenções e orientações adequadas à família.
Resultados Observada a sensibilização dos estudantes de forma a resgatar sentimentos que os despertassem para a importância da humanização. Proporcionou reflexões críticas sobre os desafios encontrados com a falta de apoio de familiares, que repercute no cuidado prestado pela equipe. Durante o acompanhamento, relacionaram a humanização com melhores respostas das famílias ao cuidado com o idoso e aproximando ensino e serviço, além de fortalecer o elo de confiança entre profissionais e comunidade.
Análise Crítica O acompanhamento dos idosos em domicílio e a utilização de recursos de humanização da assistência, propiciou aos estudantes o desenvolvimento de competências importantes para formação acadêmica. Procurando por uma vivência prática de enfermagem que trouxesse respostas positivas ao paciente, os estudantes conheceram a realidade do território e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde, criando oportunidade da visão crítico reflexiva e agregando valores fundamentais para sua profissão.
Conclusões e/ou Recomendações Este estudo permitiu uma melhor compreensão da humanização no cuidado domiciliar de idosos na ESF, buscando a melhoria da qualidade da atenção e efetividade no processo de trabalho das equipes. Vale ressaltar que a participação de estudantes no cuidado domiciliar de idosos tem potencial transformador e mobiliza as equipes para reflexão das práticas de saúde, agregando trocas de experiência e valores importantes para a prática profissional.
|