Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

43350 - GRUPO TERAPÊUTICO INFANTIL MEDIADO PELA MUSICALIDADE: PSICOLOGIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SUS
KEMYLLE MESQUITA BRITO - UFC, NATÁLIA FERREIRA BARRETO - UFC, PARLA MAIGATH LEITE SOUSA ARAÚJO FARIAS - UFC, JANAINA SILVA DE MELO - UFC, BEATRIZ ALVES VIANA - UFC, THAMYLES DE SOUSA E SILVA - UNINTA, KARLA PATRÍCIA HOLANDA MARTINS - UFC


Período de Realização
A experiência descrita teve início em outubro de 2021 e está em curso até o presente momento.

Objeto da experiência
Promoção de cuidado à primeira infância dentro da atenção primária à saúde com a realização de um grupo terapêutico mediado pela musicalidade.

Objetivos
Discorrer a respeito da realização do grupo terapêutico mediado pela musicalidade como via de cuidado na primeira infância. Tecer perspectivas de cuidado possíveis dentro da atenção primária à saúde, com a articulação entre ensino e prática para o fortalecimento das ações em saúde coletiva.

Metodologia
O grupo é realizado no Posto de Saúde - CDFAM (Fortaleza-CE) e é composto por 3 terapeutas - extensionistas do Programa "Clínica, Estética e Política do Cuidado" do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - e 4 crianças, com idade de 3 a 5 anos, encaminhadas pela puericultura do posto. Neste grupo, utiliza-se a musicalidade como recurso terapêutico, a partir do brincar espontâneo com sons, ritmos e instrumentos musicais, a fim de promover a expressão e o laço entre os participantes.

Resultados
O processo grupal mediado pela musicalidade tem oportunizado que as crianças, com impasses no desenvolvimento, possam ampliar as formas de socialização. As crianças que manifestam dificuldades na interação, hoje após alguns meses do início do grupo, apresentam um brincar compartilhado com colegas e terapeutas. Além disso, brincar com os sons pôde ampliar o repertório de palavras possíveis para essas crianças, ajudando no processo de entrada na linguagem e, portanto, também na socialização.

Análise Crítica
A musicalidade pode se mostrar bastante eficaz quando se trata de uma intervenção com crianças com entraves no desenvolvimento. O trabalho com a musicalidade opera a partir de uma tentativa mediada de endereçamento à criança, com a intenção de que possa suportar o contato, já que muitas vezes não conseguem se relacionar de forma direta com outras pessoas. Desse modo, a mediação em um contexto grupal, oportuniza que muitas novas respostas psíquicas possam ser criadas no contato com o outro.

Conclusões e/ou Recomendações
Salienta-se a importância de pensar processos grupais na atenção primária como estratégia em saúde mental infantil e a musicalidade como uma ferramenta de mediação para fortes entraves que causam sofrimentos. Além disso, mostra-se como fundamental a extensão universitária articulada com as políticas públicas na clínica ampliada, já que é uma via potente para uma articulação entre ensino e prática na formação de profissionais da saúde coletiva.