Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

43019 - O USO DE VINHETAS PARA ANÁLISE DO ACESSO AO CUIDADO ODONTOLÓGICO
DANDARA CORREA DOS SANTOS - ENSP, JOÃO PEDRO ROQUE BESERRA - ENSP, RODOLFO CASTRO - ENSP


Apresentação/Introdução
O acesso longitudinal ao cuidado odontológico é um desafio a ser enfrentado em diversos sistemas de saúde. Mesmo em cenários desenvolvidos, o acesso à atenção secundária e terciária em saúde bucal possui barreiras de acesso e dificultando o cuidado integral.

Objetivos
O objetivo do presente trabalho foi estudar o uso dos métodos de vinhetas de casos para avaliação do acesso ao cuidado odontológico longitudinal.


Metodologia
Foi realizada uma estratégia de busca na plataforma PubMed tendo como os critério de elegibilidade estudos que apontem dados de uso de vinhetas para avaliação do acesso ao cuidado em saúde bucal.

Resultados
De 13 estudos encontrados, 4 foram incluídos na análise. Dois estudos australianos avaliaram o método de vinhetas em planejamento de cuidados preventivos de saúde bucal e encaminhamento de médicos para dentistas em urgências. Outro estudo da Carolina do Norte usou vinhetas para avaliar práticas de triagem e encaminhamento para saúde bucal de pediatras, concluindo que o método foi preciso. O quarto estudo avaliou o acesso ao tratamento odontológico em 11 países europeus com vinhetas preenchidas por pesquisadores e dentistas. Este estudo concluiu que o principal determinante para o acesso foi o fator socioeconômico e que na maioria dos cenários era focado em práticas intervencionistas.

Conclusões/Considerações
O uso de vinhetas possui aplicabilidade e evidencia os caminhos da prática odontológica cotidiana para além do modelo formal proposto em políticas de acesso à saúde bucal.