SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
42154 - PROMOÇÃO DA A AUTOESTIMA DE MULHERES ATRAVÉS DE UMA OFICINA DE BELEZA ESTÉTICA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO RPIMÁRIA A SAÚDE DE MOMBAÇA, CEARÁ JÉSSICA PINHEIRO CARNAÚBA - UFC, MARIA JACIELMA ALVES DE MELO ARAUJO - UNIVS, LUCENIR MENDES FURTADO MEDEIROS - UNIVS, ANA KAREN PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MOMBAÇA -CE, ERIKA RACHEL PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MOMBAÇA –CE, MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVÃO - UFC
Período de Realização Outubro de 2021
Objeto da experiência Realizar uma oficina de beleza e estética para a promoção da autoestima de mulheres participantes do programa Cartão Esperança, em uma UAPS de Mombaça, Ceará.
Objetivos Relatara experiência exitosa de uma oficina de beleza e estética para a promoção da autoestima de mulheres de baixa renda em uma UAPS da cidade de Mombaça, Ceará.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. A ação consistiu em 5 etapas: (1) planejamento; (2) roda de conversa sobre autoestima; (3) consulta médica; (4) momento da beleza; (5) foto e coffee break. A oficina foi realizada por uma equipe de 22 profissionais e participaram 8 mulheres. Preparou-se a unidade com ambiente decorado para fotografias, uma sala privativa para os procedimentos de beleza e estética, e o consultório médico para atendimento e solicitação de exames clínicos.
Resultados Na fase de planejamento realizamos o envolvimento da equipe da UAPS de acordo com o talento de cada integrante. Durante a atividade as mulheres eram covidadas a participar da roda, moderada pela enfermeira, para refletir sobre a importância do cuidado da própria saúde. Em seguida, prosseguiam uma consulta medica. Após, para a sala de beleza onde foi produzida limpeza de pele, maquiagem e escova. Posteriormente, as mulheres foram fotografadas, sendo ofertado coffee break e sorteio de brindes.
Análise Crítica A autoestima é considerada importante fator para o autocuidado. Fatores relacionados à baixa autoestima de mulheres está relacionado ao menor poder aquisitivo, dependência econômica e baixos níveis de escolaridade, além da influencia das mídias e redes sociais que contribuem para a distorção da autoimagem corporal. Nesse sentido, é importante promover grupos e ações que promovam a autoestima das mulheres, e consequentemente empoderá-las sobre a importância do autocuidado e bem-estar.
Conclusões e/ou Recomendações No cotidiano das UAPS, devido a sobrecarga de trabalho, os indivíduos, muitas vezes, não são vistos em seu contexto multidimensional. Nesse sentido, através dessa oficina foi possível voltar o olhar para o fortalecimento da autoestima dessas mulheres e despertar-las para a importância do autocuidado.
|