Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

41745 - ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA NO AMBIENTE DOMICILIAR: SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM
PRISCILA DAYUBE DA SILVA CRUZ - UERJ/ SMS-RJ, PATRICIA FERRACCIOLI SIQUEIRA LEMOS - UERJ/ SMS-RJ, MILENA SOARES DE SOUZA GERTRUDES - UERJ, BÁRBARA GALVÃO DOS SANTOS SOARES - UERJ


Apresentação/Introdução
A Úlcera Venosa (UV) tem alta prevalência e é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A proposta de construção do material educativo partiu das dificuldades encontradas na realização do autocuidado no ambiente domiciliar, de pessoas vivendo com UV. O material foi elaborado em formato de cartilha integrando alunos do programa de residência em saúde da família e da graduação em enfermagem.

Objetivos
A pesquisa teve como objetivo geral elaborar material educativo para orientar o autocuidado da pessoa com úlcera vasculogênica de etiologia venosa no ambiente domiciliar.

Metodologia
Foi baseada no Planejamento Estratégico Situacional (PES), desenvolvido por meio de atividades realizadas dividido por quatro momentos: o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático operacional. PES é uma ferramenta de gestão direcionada para a resolução de problemas. Permitindo apresentar o problema a partir da visão do profissional que o detecta, identificando possíveis causas e buscando estratégias na abordagem e na proposta de soluções. Desenvolver um projeto de intervenção significa, conhecer a realidade em que se pretende atuar, formular estratégias/ações para transformar essa realidade, ter consciência do esforço necessário e capacidade de propor e planejar intervenções.

Resultados
Foi construído um material educativo diagramado como história em quadrinhos, contendo diversas informações acerca da temática, tendo como base a literatura científica e os protocolos clínicos atuais. O material foi elaborado a partir do entendimento das dificuldades enfrentadas pelas pessoas acometidas por UV em sua rotina de autocuidado no domicílio ou de sua rede de apoio e da visão dos profissionais de saúde. Para sua construção foram selecionados o tipo de linguagem, a personagem, layout, ilustrações, paleta de cores, considerando-se o público-alvo, para facilitar a compreensão da mensagem. O material foi feito com o apoio de um design gráfico e será submetido a validação científica.

Conclusões/Considerações
Tendo em vista que a educação em saúde pode contribuir para a transformação de hábitos, a construção do material educativo serve como apoio aos usuários no domicílio, esclarecendo dúvidas e reforçando as orientações. A pessoa é pensada em seu domicílio, sendo cuidada por sua rede de apoio ou se auto cuidando. Isso ratifica a importância de desenvolver materiais educativos que promovam conhecimentos aos usuários.