Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

41474 - CLÍNICA AMPLIADA NUM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
PAULA HELEN SANTIAGO SOARES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MURIELE MASCARENHAS LIMA - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP), DANIELE SANTOS SOUZA - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP), THALITA CAIRES VIEIRA - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP), JOÃO LUCAS FIUZA CARDOSO - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP), TÁBATA CERQUEIRA NASCIMENTO NOBRE - COMPLEXO COMUNITÁRIO VIDA PLENA (CCVP), GEANE DOS SANTOS PEIXINHO - COMPLEXO COMUNITÁRIO VIDA PLENA (CCVP), ELEONORA LIMA PEIXINHO GUIMARÃES - COMPLEXO COMUNITÁRIO VIDA PLENA (CCVP)


Período de Realização
Ocorreu de março a novembro de 2021

Objeto da experiência
A relevância da visita domiciliar e do atendimento compartilhado na clínica ampliada diante da atuação dos residentes multiprofissionais.

Objetivos
Relatar a vivência dos residentes multiprofissionais na clínica ampliada.
Descrever o atendimento compartilhado e a visita domiciliar na atuação da clínica ampliada.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo através dos dados coletados em planilhas e registros dos atendimentos, materiais bibliográficos sobre a temática, vivências dos residentes. A atuação ocorreu em uma unidade docente-assistencial do município de Salvador-Bahia. Os beneficiados com a proposta são preferencialmente: idosos; diabéticos e hipertensos com má adesão terapêutica e usuários com transtornos psiquiátricos. Os atendimentos ocorrem por visita domiciliar ou atendimento na própria unidade.

Resultados
Na experiência da clínica ampliada realizou-se atendimentos compartilhados e visitas domiciliares das seguintes categorias:enfermagem, fisioterapia e psicologia com a supervisão de uma enfermeira e uma médica. Devido a classificação de risco, a maioria dos atendidos foram idosos e pessoas restritas ao domicílio. A atividade era realizada em um turno semanal com a parte prática e em seguida discussões dos casos, possibilitando uma maior resolutividade e capacitação teórico-prática dos residentes.

Análise Crítica
A integração dos residentes entre si e com a equipe de supervisão apresentou uma maior resolutividade dos casos. Outro fator favorável foi o suporte dos profissionais de diferentes categorias que trabalham na unidade docente-assistencial, todos estavam integrados nesta prática da Clínica Ampliada. Mesmo que sendo realizada apenas em um turno semanal e retornando ao território aos poucos devido a pandemia da Covid-19, percebeu-se uma quantidade expressiva de usuários e famílias atendidas.

Conclusões e/ou Recomendações
A residência existe no intuito de aprimorar os profissionais para a atuação no Sistema Único de Saúde. A experiência da Clínica Ampliada aprimorou a atuação do residente em práticas voltadas ao atendimento multiprofissional e à territorialização. Possibilitou uma visão ampliada e multidimensional do ser e o reconhecimento da área onde está localizada a unidade através das visitas aos usuários impossibilitados de comparecer ao serviço.