Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

41167 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) NO ÂMBITO FEDERAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE RESIDENTES NA SECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA (SAPS)
ALLANA FRANKLIM FELIPPE DO CARMO - UFBA/ISC, NATALY JORGE SÁ - FIOCRUZ, LUCAS AGUSTINHO FERNANDES - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Período de Realização
Estágio eletivo para residente na SAPS/Ministério da Saúde, entre 04 de abril e 02 de junho de 2022.

Objeto da experiência
Elaboração do monitoramento e avaliação do PSE do ano de 2021, direcionado aos estados e municípios na adesão ao ciclo bianual 2021/2022.

Objetivos
Relatar a experiência de realizar o monitoramento e avaliação do PSE do ano de 2021, no âmbito federal, corroborando para o aprimoramento das atividades e práticas desenvolvidas nas escolas aderidas ao ciclo bianual do Programa, reforçando a intersetorialidade das redes públicas de ensino e saúde.

Metodologia
Elaboração do monitoramento e avaliação do PSE por residentes sob preceptoria do serviço e conforme documento orientador. A coleta de dados foi realizada por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), após o registro e validação das fichas de atividade coletiva do e-SUS. A extração dos dados foi realizada de acordo com as quantidades de atividades e com o número de participantes, por número INEP das escolas, em 2021, considerando os temas e práticas em saúde do PSE.

Resultados
Os dados extraídos no SISAB foram agrupados no Excel e analisados através de fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas. Este processo possibilitou obter informação sobre o número de ações e participantes das temáticas do PSE nos estados e municípios brasileiros, cobertura das ações nas escolas pactuadas, além de pontuar os estados que se destacaram. A elaboração culminou em uma Nota Técnica Federal, além de relatórios informativos para cada estado da federação, que estão em processo de finalização.

Análise Crítica
A realização do monitoramento e avaliação do PSE colaborou para o desenvolvimento e ampliação da percepção no nível federal sobre os processos de gestão em saúde, além de permitir a análise crítica dos dados associados ao desempenho e repasse financeiro do Programa. Como desafio dessa construção, destaca-se a instabilidade do SISAB e atraso na liberação das competências de 2021, dificultando a coleta dos dados, e a falta de domínio em manusear o Excel, visto que não existe um manual de análise.

Conclusões e/ou Recomendações
Executar rotineiramente o monitoramento permite intervir, aprimorando as atividades realizadas. O PSE apresenta cobertura baixa em alguns estados e o trabalho de monitorar permite identificá-los, para que se possa analisar maneiras de dirimir as fragilidades e ressaltar as potencialidades. Por fim, compartilhar informações fornece autonomia aos estados e municípios para organizar as ações de maneira intersetorial, alcançando os objetivos do PSE.