SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
40301 - CUIDADOS DE SAÚDE À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE YASMIN DE OLIVEIRA MERQUIDES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE D RIO DE JANEIRO, JANIELE RODRIGUES DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, BRUNA MARIA DA CUNHA DUARTE - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, DIEGO FERNANDO DO NASCIMENTO - UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Apresentação/Introdução O presente estudo surgiu a partir da observação das questões vivenciadas pelas adolescentes em situação de rua, a partir do prisma das vulnerabilidades relativas à renda, educação e estrutura familiar e tem como objeto de pesquisa as adolescentes que vivem em situação de rua, a partir da vulnerabilidade e de comportamentos que colocam em risco a sua saúde.
Objetivos Identificar as ações da equipe multiprofissional do consultório na rua bem como os desafios no atendimento e nos cuidados à população que vive em situação de rua.
Metodologia Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, realizada através de buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online), no período de publicação entre 2015 a 2020, com os seguintes descritores: “população em situação de rua”;” vulnerabilidade”; “criança e adolescente de rua”; “redução de danos”; “jovens em situação de rua”, com o operador booleano AND que auxiliaram na busca de artigos referentes à temática. Em função dos critérios de seleção, foram encontrados 67 artigos. Excluindo-se os artigos em duplicidade e aqueles que não correspondiam ao tema proposto, somente 9 estavam diretamente relacionados à questão norteadora.
Resultados Destacaram-se duas categorias nos artigos encontrados, a primeira apontando para os riscos inerentes à vida nas ruas e a segunda sobre os desafios de se produzir cuidado em um contexto permeado por inúmeras vulnerabilidades, sendo elas: a) vulnerabilidade das adolescentes em meio a população em situação de rua; e b) Equipe de Consultório na Rua: suporte social, afeto e a perspectiva de mudança para quem vive em situação de vulnerabilidade.
Conclusões/Considerações A Enfermagem aparece como a área de publicação mais expressiva, representando um total de 55% das publicações analisadas. Foi possível observar a necessidade de reforço e constante revisão da elaboração de planos de ações que sejam eficazes no acolhimento e acompanhamento destas adolescentes antes da fase adulta, a fim de colaborar na prevenção de agravos e orientá-las nesta fase de transição.
|