Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

39526 - A CONSTRUÇÃO DO CASO CLÍNICO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA CLÍNICA AMPLIADA
OLGA DAMASCENO NOGUEIRA DE SOUSA - UNIFOR, LEÔNIA CAVALCANTE TEIXEIRA - UNIFOR


Apresentação/Introdução
Construção do Caso Clínico (CCC), método sistematizado pelo italiano Viganó, surge no contexto pós-Reforma Psiquiátrica. Configura-se como potencial contribuição da psicanálise para a equipe de saúde mental. Nesse estudo, tal método foi realizado em um Serviço Residencial Terapêutico (SRT), equipamento destinada a abrigar pessoas egressas de situação institucionalização em hospital psiquiátrico.

Objetivos
A pesquisa objetivou apresentar a experiência da construção do caso clínico de um morador de um Serviço Residencial Terapêutico no tocante a contribuição desse método para efetivação do Projeto Terapêutico Singular presente na noção de Clínica Ampliada.

Metodologia
A pesquisa foi desenvolvida em um (SRT), da Cidade de Fortaleza Ceará. Dedicou-se a construir o caso de (um) sujeito do sexo masculino. A construção do caso seguiu as seguintes etapas: 1º momento: observação da dinâmica institucional.2º momento: realizaram-se escutas individuais de um sujeito, escolhidos em diálogo com a equipe de referência do SRT. 3º momento: concomitante à escuta individual, realizou-se a supervisão com os integrantes do Laboratório de Estudos Psicanálise Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza -LAEpCUS/PPG. 4º Momento: em seguida, com a equipe de referência foram trabalhados os conteúdos elaborados na supervisão.

Resultados
O sujeito acompanhado para construção do caso clínico apresentavam aspectos dificultava na condução de seu tratamento, por exemplo: a restrição na circulação no bairro e nos grupos terapêuticos, causado pela pandemia o que gerou maior instabilidade do quadro, aumento nos delírios persecutórios e na dificuldade de convivência com os profissionais e com os outros moradores do serviço. As duas reuniões almejou a construção de saberes sobre essas questões que causavam dificuldade na atuação dos trabalhadores, possibilitando a construção de um PTS que estivesse de acordo com o desejo do sujeito: a exemplo o possibilitar o engajamento deste no Maracatu do Bairro visando a inserção no social.

Conclusões/Considerações
A Construção do Caso Clínico desse estudo extrapolou em efeitos clínicos institucionais para aspectos mais amplos do SRT. Contribuiu para reforçar aspectos da clínica ampliada, proposta na Política de Humanização do Sistema Único de Saúde, no que se refere a cogestão, de modo que as decisões sejam tomadas de forma horizontal, possibilitando que os profissionais se sintam corresponsáveis pelo equipamento.