Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

38747 - PROCESSOS DE ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
LORRANA NASCIMENTO GRIMES - ESCS, ANA JÚLIA FERNANDES ANTUNES - ESCS, NELDIANE MOURA LIMA - ESCS, CLEIDE ALVES DE ANDRADE LOPES - SES/DF, LUIZ RICARTE SERRA FILHO - SES/DF


Período de Realização
Abril e Maio de 2022.

Objeto da experiência
Aperfeiçoar o processo de acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Objetivos
Conhecer e construir vínculo com os usuários do território;
Melhorar o fluxo de atendimento da unidade;
Possibilitar reflexões frente aos processos dentro da Atenção Básica.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva da reconstrução dos processos de acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal.
A reconstrução ocorreu em três etapas: i) Identificação das barreiras de acesso e limitações frente ao acolhimento percebidas pelos usuários e funcionários; ii) Reorganização do fluxo físico na unidade; e iii) Matriciamento sobre acolhimento nas equipes de Saúde da Família.

Resultados
Dentre as barreiras de acesso e limitações, identificou-se: falta de identificação e orientações sobre a carteira de serviço na unidade; ausência de escuta qualificada com classificação de risco que considere vulnerabilidades; absenteísmos e escala; e estrutura física inadequada. O fluxo físico foi reorganizado, dentre as possibilidades disponíveis, de modo a permitir a criação de uma sala específica para escuta qualificada. O matriciamento ocorreu nas reuniões semanais de cada equipe.

Análise Crítica
A estrutura física, falta de funcionários e capacitação profissional são condições que configuram barreiras de acesso e dificultam a construção de vínculo com o usuário. O ambiente do acolhimento apresenta uma importante fragilidade, pois a estrutura física de toda a unidade é adaptada, o acolhimento ficava em um local aberto e sem privacidade. Esses fatores dificultam o desenvolvimento do trabalho, afetando também as relações interpessoais e saúde mental dos funcionários da unidade.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a reorganização do fluxo físico trouxe melhorias quanto a questão de privacidade na escuta dos usuários, apesar de ter sido uma mudança pequena e de ainda estar distante do ideal. Para continuar com o aprimoramento do processo de trabalho é importante a continuidade do matriciamento das equipes e profissionais que atuam na porta de entrada, uma vez que o acolhimento é uma prática característica das relações de cuidado.