Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

38714 - ATENÇÃO BÁSICA E CAPS: UMA ARTICULAÇÃO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE MENTAL
MATEUS OSÓRIO DA SILVA - UFPB, CAIO CÉSAR FERREIRA ALVERGA - UFPB, ÍRIS VIEIRA DE FRANÇA - UFPB, JONATHAN CORDEIRO DE MORAIS - UFPB, JOSÉ FÉLIX DE BRITO JUNIOR - UFPB, JOSÉ IURY FERREIRA PIRES - UFPB, MARCOS ANDRÉ AZEVEDO DA SILVA - UFPB, SÉRGIA LANDARA BEZERRA SOARES - UFPB, ACAAHI CEJA DE PAULA DA COSTA - UFPB, DANIELA LOPES LIMA - UFPB


Apresentação/Introdução
Segundo a proposta de articulação presente na RAPS, os CAPS devem ser articulados com os dispositivos da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, alguns estudos apontam para pouca articulação, o que nos leva a seguinte pergunta norteadora deste trabalho: Como se tem dado a articulação dos CAPS com a Atenção Básica?

Objetivos
O presente trabalho tem como objetivo levantar e analisar produções científicas nacionais sobre a articulação entre os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e a Atenção Básica na perspectiva da saúde mental.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com revisão sistemática qualitativa. O levantamento foi realizado nas seguintes plataformas virtuais: Indexpsi, Scielo, Lilacs, Pepsic, Periódicos Capes, e Banco de Dissertações e Teses. Após a aplicação de filtros, foram identificados onze trabalhos na área de Psicologia que discutem tal articulação, sendo oito artigos, duas dissertações e uma tese.

Resultados
A análise dessas produções evidenciou os seguintes aspectos: a necessidade de maior articulação dos CAPS com a Atenção Básica; a importância da capacitação e qualificação dos profissionais de saúde inseridos na Atenção Básica através dos matriciamentos; e a necessidade de maior investimento para ampliação da Rede de Atenção Psicossocial. Os trabalhos analisados demonstram que as ações dos CAPS com a Atenção Básica aparecem mais como um princípio de modelo do que uma ação para a prática clínica.

Conclusões/Considerações
Estudos sobre a articulação entre o CAPS e Atenção Básica são importantes para a construção e acompanhamento de políticas públicas de saúde mental que possam gerar um atendimento mais humanizado, igualitário e democrático para quem procura esses dispositivos.