SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
38645 - PROMOÇÃO E PREVENÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE DOIS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS - UM RELATO DA ATUAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COLETIVA ICARO KELVIN BOTELHO DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MARINA ABREU DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, PAULA KATYWSKA GONÇALVES MONTES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MIRIANE MENEZES LOVISI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, ISABELA APARECIDA GONÇALVES PRADA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, NATÁLIA DOS REIS VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Período de Realização A prática foi entre março à maio de 2022, durante quatro dias da semana, sendo 8 horas diárias.
Objeto da experiência Atuação multiprofissional de residentes de saúde coletiva na promoção e prevenção à saúde na atenção primária em dois municípios de Minas Gerais
Objetivos O objetivo foi de compreender o funcionamento dos serviços de Atenção Básica e da rede de atenção à saúde (RAS), a fim de observar à atuação prática no Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), os desafios presentes e a realização do trabalho multiprofissional.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência acerca da atuação multiprofissional de residentes em uma Unidade de Saúde da Família (USF) no cenário de prática, nos municípios de Monte Carmelo- MG e Capinópolis- MG..
Resultados Após as atividades desenvolvidas diariamente, cada residente realizou um portfólio individual, relatando suas experiências e análise crítica-reflexiva das vivências. Com isso subsidiou para a prática do trabalho multiprofissional, aprimoramento das ações baseadas em evidências. Notou-se também a importância da criação do vínculo para o sucesso das atividades, visto que, a longevidade do cuidado se dá através de atividades prazerosas a partir da promoção de saúde e da sensibilização da população.
Análise Crítica Dentre os desafios, percebe-se uma distância entre a teoria das políticas públicas e a prática de saúde. O baixo vínculo usuário-profissional na Atenção Básica, desfavorece a adesão da população aos serviços de saúde, justificada pelo fraco acolhimento, ambiência e escuta qualificada. Corrobora ainda a vinculação entre profissionais da rede e residentes na ampliação de estratégias de educação em saúde com a população, contribuindo na promoção e prevenção da saúde, além do alcance de metas.
Conclusões e/ou Recomendações A formação multiprofissional proposta pela Residência em Saúde Coletiva revelou-se potente para o desenvolvimento profissional dos residentes por possibilitar maior proximidade entre pacientes e demandas das unidades. Compreendeu-se que as ações educativas em saúde, com foco nas necessidades dos usuários, contribuíram tanto para o conhecimento da população sobre saúde, quanto para a motivação dos profissionais das equipes.
|