SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)
|
38593 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE AS INFECÇÕES POR CANDIDA: UMA REVISÃO DE LITERATURA LEILA PEREIRA DE SOUZA - ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA, ORMEZINDA CELESTE CRISTO FERNANDES - ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA
Apresentação/Introdução Infecções por fungos do gênero Candida, representam um relevante problema de saúde pública em todos os países, principalmente naqueles em estágio de desenvolvimento. Esse cenário reflete o acesso atenção à saúde, como também exige a melhoria do gerenciamento. Enfim, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a Atenção Primária à Saúde (APS) é a via preferencial de acesso aos serviços de saúde.
Objetivos Este estudo tem como objetivo analisar, na literatura que trata do tema de investigação, as ações da Atenção Primária a Saúde frente as infecções ocasionadas por fungos do gênero Candida.
Metodologia Estudo baseado em revisão da literatura, entre os meses de março e maio no ano de 2022, em busca de artigos disponíveis na integra, nos idiomas inglês e português, publicados nos últimos cinco anos, nas bases de dados MEDLINE/LILACS/PUBMED. Dessa maneira, foram utilizados os seguintes descritores nos idiomas português e inglês: candidíase, candida albicans, infecção por candida, combinados pelo conector booleano AND e o descritor APS. Foram excluídas as pesquisas que não possuíam o escopo das infecções por candida com atendimento APS. Em seguida, foi realizada a análise dos estudos levantados. Com efeito, foram utilizados dez artigos, selecionados conforme a relevância com o tema proposto.
Resultados As pesquisas identificaram prevalência de Candida nos exames Papanicolau, sendo o prurido vulvar o sintoma mais comum. Sugere-se associação da poliginia, atividade sexual, hábitos inadequados de higiene e fatores sociodemográficos com a candidíase vulvovaginal. Em relação à candidíase bucal nos idosos, variadas opções de tratamento foram identificadas. Como as infecções podem ser assintomáticas é relevante no âmbito da APS a cobertura populacional está elevada para obtenção da redução de complicações. Sendo assim, estratégias com foco em tecnologias leves, planejamento direcionado para a atenção individual e coletiva, acompanhamento por meio de referência e contrarreferência são utilizadas.
Conclusões/Considerações Compreende-se que população de países não ocidentais podem desenvolver infecção por fungos do gênero Candida de forma desproporcional. A partir dessa observação, recomenda-se a educação em saúde, conhecimento do autocuidado, capacitação aos profissionais de saúde, assim como uma melhor integração no manejo da profilaxia, diagnóstico e tratamento mais resolutivo da candidíase, quanto a atenção primária à saúde.
|