Sessão Assíncrona


SA3.3 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (TODOS OS DIAS)

42650 - AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DO SOBREPESO E DA OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
RAFAELA SOUZA - UFSC, PATRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO - UFSC, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UFSC


Apresentação/Introdução
A atenção nutricional é compreendida pelo conjunto de ações de alimentação e nutrição com vistas à integralidade da assistência em todos os níveis de atenção. Na Atenção Primária à Saúde (APS), deve ser desenvolvida como parte do processo assistencial, pelo potencial de enfrentamento do cenário epidemiológico com prevalência relativa das doenças crônicas não transmissíveis, destacando-se a obesidade.

Objetivos
Propor um modelo avaliativo da atenção nutricional para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade na APS.

Metodologia
Foi desenvolvido um estudo de avaliabilidade, composto pelas etapas: i) Análise Documental; ii) Revisão de Literatura; iii) Modelo Avaliativo; iv) Matriz de Julgamento; e v) Apreciação de Especialistas. A análise documental e a revisão de literatura permitiram a caracterização e modelização do objeto avaliativo no contexto onde este se insere. O modelo avaliativo foi composto pelo Modelo Teórico, Modelo Lógico e pela Matriz de Análise e Julgamento, os quais foram validados em Conferência de Consenso com 12 especialistas da área. O consenso ocorreu de forma online, por meio da plataforma Survey Monkey®. As respostas foram consolidadas até a obtenção de concordância mínima de 90% dos participantes.

Resultados
A atenção nutricional para o enfrentamento do sobrepeso e obesidade deve ser estruturada pela concepção de APS do tipo abrangente ou integral. Os recursos e atividades necessárias à sua implantação foram compreendidos como responsabilidade da gestão municipal e parte do processo de trabalho das unidades e equipes de saúde. Os produtos e resultados esperados da implantação do objeto indicam a capacidade de qualificação do processo assistencial e melhoria dos indicadores de alimentação e nutrição relacionados à obesidade. Os especialistas consideraram o objeto passível de avaliação, a partir de duas dimensões de análise, gestão e assistência, 8 subdimensões, 24 indicadores e 63 medidas.

Conclusões/Considerações
O modelo avaliativo da atenção nutricional para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade na APS possui potencial de aplicabilidade em diferentes contextos locais que possibilitarão identificar as melhores experiências, além dos limites e potencialidades de implantação do objeto neste nível de atenção.