SA3.3 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (TODOS OS DIAS)
|
41428 - INTERVENÇÃO NUTRICIONAL POR MEIO DE GRUPO COM FOCO EM DOENÇAS CRÔNICAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE TAINÁ MEDEIROS MATOS - UFPR, SUELLEN GOULART - UFPR, JULIEANNE REID ARCAIN - SMS, REGINA MARIA FERREIRA LANG - UFPR, ANABELLE RETONDARIO - UFPR
Período de Realização A intervenção foi realizada no período de abril a maio de 2022.
Objeto da experiência Intervenção nutricional por meio de grupo, sobre alimentação saudável, com foco em Doenças Crônicas recorrentes no território de uma Unidade de Saúde.
Objetivos Relatar a realização de um grupo em uma Unidade de Saúde da Família em Piraquara-PR, com enfoque na reeducação alimentar como fator fundamental no tratamento de Doenças Crônicas. Por meio deste relato, pretende-se destacar a visão do sujeito em um contexto cultural e histórico específico.
Metodologia A experiência ocorreu em uma Unidade de Saúde em Piraquara-PR, durante a realização de um grupo com usuários que possuíam diagnóstico de Diabetes, Hipertensão ou Dislipidemia. Foram convidados quinze participantes por meio de contato realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde. O grupo foi realizado por duas nutricionistas, que abordaram assuntos pertinentes ao controle das DCNT em encontros semanais, por quatro semanas consecutivas.
Resultados Três convidados compareceram ao grupo. Estes demonstraram interesse, colaboraram com as propostas e trocaram experiências entre si e com a equipe profissional. Nos encontros surgiram questionamentos sobre temáticas diferentes das propostas inicialmente, fazendo-se necessário o replanejamento das ações. A adesão dos participantes foi satisfatória, semelhante aos atendimentos individuais e acredita-se que essa ferramenta facilita o conhecimento dos costumes e hábitos predominantes dessa população.
Análise Crítica A realização de grupos voltados ao controle de Doenças Crônicas tem o propósito de promover hábitos saudáveis e prevenir complicações. Dos convidados, poucos conseguiram participar, possivelmente por conta das medidas sanitárias contra a Covid-19 terem se tornado menos restritivas apenas recentemente. Ainda assim, considera-se que o grupo de alimentação e nutrição pode ser positivo e efetivo no que tange à promoção do autocuidado e dos hábitos alimentares saudáveis das pessoas participantes.
Conclusões e/ou Recomendações Realizar grupos de intervenção nutricional é importante para auxiliar a equipe de saúde a atingir diferentes usuários do território. Ao atuar em grupo, deve-se ajustar as abordagens às particularidades das pessoas envolvidas. Assim, buscamos reduzir quadros de descompensação e, consequentemente, as longas esperas por atendimento individual nos serviços. Para ampliar o acesso, é importante investigar causas da baixa adesão às atividades em grupo.
|