Sessão Assíncrona


SA3.3 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (TODOS OS DIAS)

40442 - ADESÃO DE MULHERES COM EXCESSO DE PESO NO PÓS-PARTO A UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
BRUNO DE SOUSA ALMEIDA - UECE, ILANNA MARIA VIEIRA DE PAULA DE BRITO - UECE, JAMILE CARVALHO TAHIM - UECE, BEATRIZ LIMA ARNAUD - UECE, YNGRID BRAGA DE SOUSA - UNIFAMETRO, CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - UECE, DANIELA VASCONCELOS DE AZEVEDO - UECE, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UECE


Período de Realização
A pesquisa iniciou em outubro de 2021 e está em andamento.

Objeto da experiência
Percepção sobre a adesão de mulheres com excesso de peso no pós-parto a uma intervenção nutricional por meio da entrevista motivacional.

Objetivos
Relatar a experiência de nutricionistas sobre a adesão de mulheres com excesso de peso no pós-parto a uma intervenção nutricional, baseada na técnica da entrevista motivacional, na Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência. Foram abordadas 111 mulheres em Unidades de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza-CE e randomizadas em dois grupos: intervenção (entrevista motivacional) e controle (orientações gerais). Ambos acompanhamentos se basearam no Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram realizados registros sobre os motivos de adesão, recusa e desistência das mulheres. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UECE com o nº do parecer 4.442.057.

Resultados
Das 78 mulheres que aceitaram participar, 39 são do grupo intervenção. Destas, 13 mulheres desistiram e 26 seguem em acompanhamento. Os motivos para a adesão foram: perda de peso, indicação de outros profissionais, gratuidade do acompanhamento, acessibilidade e preocupação com a saúde do filho. Dentre os desafios que levaram a recusa/desistência estão: ausência de apoio familiar, indisponibilidade, retorno ao trabalho, expectativa de receber uma dieta padrão e desinteresse não especificado.

Análise Crítica
O acompanhamento nutricional no cenário da APS ressalta a relevância do vínculo do profissional da saúde com o usuário. O desenvolvimento deste vínculo foi percebido diante da escuta qualificada e do acolhimento, inerentes à técnica utilizada. A adequação à linguagem reforça a compreensão das mulheres quanto às estratégias para o manejo do excesso de peso com a abordagem comportamental. A continuidade do acompanhamento favoreceu o vínculo profissional-usuário no contexto de Atenção à Saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A evasão das mulheres diante das ações do acompanhamento nutricional revela desafios enfrentados no cenário da APS. A partir desta experiência, torna-se importante desenvolver estratégias que aumentem a adesão e melhorem o vínculo profissional-usuário, como envolvimento da rede de apoio familiar em atividades promotoras de saúde, recursos didáticos e envolvimento dos demais profissionais da rede de Atenção à Saúde como apoiadores das práticas.