SA3.3 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (TODOS OS DIAS)
|
38479 - CONSUMO ALIMENTAR, SEGUNDO O GRAU DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS, E SINTOMAS MENOPAUSAIS DE MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA PRISCILLA RAYANNE E SILVA NOLL - IF GOIANO, MATIAS NOLL - IF GOIANO E UNIVERSITY OF SOUTHERN DENMARK, JULIANA ZANGIROLAMI-RAIMUNDO - FMUSP, JOSÉ MARIA SOARES JÚNIOR - FMUSP, ISABEL CRISTINA ESPOSITO SORPRESO - FMUSP
Apresentação/Introdução A intensidade dos sintomas menopausais é influenciada pelo estilo de vida, incluindo o consumo alimentar, assim como por fatores sociais e culturais. Portanto, as mulheres brasileiras na pós-menopausa podem apresentar hábitos de vida diferentes de outros países. Ainda, o consumo alimentar segundo o grau de processamento, é pouco investigado na América Latina, apesar da relevância da temática.
Objetivos Avaliar a associação entre a intensidade dos sintomas menopausais e os aspectos clínicos, antropométricos e hábitos de vida, com foco no consumo alimentar segundo o grau de processamento, de mulheres na pós-menopausa.
Metodologia Este estudo transversal avaliou 288 mulheres na pós-menopausa por meio de entrevista. O desfecho avaliado foi a intensidade dos sintomas menopausais moderada a intensa avaliados por meio do Índice Menopausal de “Kupperman-Blatt” e do Women´s Health Questionnaire. Foram coletadas variáveis socioeconômicas, clínicas, antropométricas e hábitos de vida (tabagismo, prática de atividade física e consumo alimentar). A medida de efeito foi a razão de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança (IC) de 95%.
Resultados O maior consumo de alimentos ultraprocessados foi associado a sintomas vasomotores mais intensos (RP 0,73;IC 0,55-0,96). O maior consumo de bebidas industrializadas e embutidos foram associados a sintomas somáticos (RP 1,23;IC 1,01-1,49) e pior memória/concentração (RP 1,22;IC 1,02-1,47; RP 1,22;IC 1,01-1,48). O maior consumo de verduras e legumes foi associado a proteção da intensidade de humor depressivo (RP 0,64; IC 0,43-0,96), sintomas vasomotores (RP 0,79;IC 0,63-0,99) e alterações de sono (RP 0,83;IC 0,69-0,99). A maior escolaridade foi associada à menos sintomas menopausais, enquanto pior auto avaliação da saúde, união estável, obesidade e morbidades foram associadas a mais sintomas.
Conclusões/Considerações Sintomas vasomotores, sexuais, somáticos e de memória e concentração mais intensos estão associados ao maior consumo de alimentos ultraprocessados e a menor intensidade dos sintomas menopausais está associada ao maior consumo de verduras e legumes. A intensidade dos sintomas menopausais está associada também à pior auto avaliação da saúde, obesidade e morbidades.
|