SA3.2 - ANÁLISES E DESAFIOS PARA POLITICAS DE CUIDADO DAS IST/HIV /AIDS (TODOS OS DIAS)
|
39872 - AMPLIANDO A PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO - PREP PARA AS POPULAÇÕES MAIS VULNERÁVEIS E PRIORITÁRIAS À EPIDEMIA DE HIV/AIDS NA CIDADE DE SÃO PAULO. ALINE PILON MAURICIO DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, ADRIANO QUEIROZ DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARCIA OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, GEAN MATIAS BEZERRA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, FERNANDA MEDEIROS BORGES BUENO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, SUSETE MENIN RODRIGUES - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, LEVI PINHEIRO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARIA CRISTINA ABBATE. - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP
Período de Realização De janeiro de 2018 a dezembro de 2021
Objeto da experiência Ampliar o acesso a PrEP na cidade de São Paulo para as populações mais vulnerárias e prioritárias à epidemia de HIV.
Objetivos Diminuir a prevalência da infecção pelo HIV no Município de São Paulo concentrada nos segmentos mais vulneráveis ao HIV/Aids , como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas transexuais, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas.
Metodologia Realizadas sensibilizações e treinamentos de teste rápido e prescrição de PrEP e PEP, discussões de casos ampliando o conhecimento de médicas, enfermeiras, farmacêuticas e dentistas. Os dados foram coletados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) para a análise dos resultados.
Resultados Até o final de 2021, 55 serviços municipais ofertavam a PrEP e 13.113 pessoas iniciaram a profilaxia, sendo que 43% negras e 84,1% homens gays. Implantou-se a PrEP nos 28 serviços da Rede Municipal Especializada e em 28 unidades de referência de hormonização para pessoas trans, Rede Sampa Trans.
Análise Crítica A inclusão de outros profissionais, para além de médicas/os, na prescrição da PrEP, e a inserção das unidades de hormonização aumentaram a capacidade de inclusão de novas/os usuárias/os, sobretudo às pessoas trans, e a capilaridade desta estratégia de prevenção no município.
Conclusões e/ou Recomendações Para manter e ampliar o acesso à PrEP para as populações mais vulneráveis com transversalidade às prioritárias, faz-se necessário atividades extramuros em locais de sociabilidade e entretenimento dessas população, disseminar conhecimento e promover a aproximação com os serviços de saúde.
|