Sessão Assíncrona


SA3.2 - ANÁLISES E DESAFIOS PARA POLITICAS DE CUIDADO DAS IST/HIV /AIDS (TODOS OS DIAS)

39869 - IMPLANTAÇÃO DE PREP E PEP EM UNIDADES DE REFERÊNCIA DE HORMONIZAÇÃO PARA PESSOAS TRANS NA CIDADE DE SÃO PAULO
GEAN MATIAS BEZERRA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, ADRIANO QUEIROZ DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, ALINE PILON MAURÍCIO DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, FERNANDA MEDEIROS BORGES BUENO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARCIA OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, SUSETE MENIN RODRIGUES - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, LEVI PINHEIRO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARIA CRISTINA ABBATE - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, GEAN MATIAS BEZERRA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, ADRIANO QUEIROZ DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, ALINE PILON MAURÍCIO DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, FERNANDA MEDEIROS BORGES BUENO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARCIA OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, SUSETE MENIN RODRIGUES - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, LEVI PINHEIRO - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP, MARIA CRISTINA ABBATE - COORDENADORIA DE IST/AIDS DA SMS-SP


Período de Realização
De outubro de 2020 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Ofertar a PrEP para mulheres transexuais, travestis e aos homens trans que que apresentam vulnerabilidade acrescida à epidemia de HIV/Aids.

Objetivos
Ampliar a oferta de PrEP para mulheres transexuais, travestis e homens trans que procuram, sobretudo, hormonização nos serviços de saúde da Atenção Básica e Secundária da cidade de São Paulo que fazem parte da Rede Sampa Trans.

Metodologia
A partir de setembro de 2020, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, junto à Atenção Básica e às Coordenadorias Regionais de Saúde, realizou encontros temáticos, treinamentos técnicos, comportamentais e sensibilizações às médicas/os, enfermeiras/os, farmacêuticas/os e cirurgiãs/ões dentistas para prescrição de PrEP e Profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP).

Resultados
São 46 unidades que integram a Rede Sampa Trans. Até o momento foi implantada a oferta de PrEP e PEP em 29 unidades distribuídas nas seis macrorregiões do município de São Paulo. Até maio de 2022, 886 PrEPs foram dispensadas às pessoas trans e travestis atendidas, para além da apresentação de outras estratégias da prevenção combinada, como a PEP.

Análise Crítica
A oferta de PrEP nos serviços de saúde da Rede Sampa Trans oferecem diversos serviços, dentre esses, a hormonização à população de mulheres transexuais, travestis e homens trans. Assim, promove a expansão do conhecimento sobre prevenção combinada, amplia a educação em saúde integral e busca diminuir novos casos de HIV/Aids e demais ISTs, além de facilitar a realização de diferentes acompanhamentos em saúde em um único serviço.



Conclusões e/ou Recomendações
São necessários encontros temáticos, sensibilizações e treinamentos técnicos e comportamentais a todos profissionais que realizam atendimento para as pessoas trans que buscam a hormonização nos serviços de saúde, para além de prescritores de PrEP. Essa é uma das estratégias de prevenção da Coordenadoria de IST/Aids e da Rede Sampa Trans para diminuir novos casos de HIV/Aids e outras ISTs na cidade de São Paulo.