Sessão Assíncrona


SA3.2 - ANÁLISES E DESAFIOS PARA POLITICAS DE CUIDADO DAS IST/HIV /AIDS (TODOS OS DIAS)

39859 - ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA TESTAGEM PARA O HIV EM HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS E MULHERES TRANS: REVISÃO INTEGRATIVA
NATHÁLIA PACÍFICO DE CARVALHO - UFMG, GUSTAVO MACHADO ROCHA - UFSJ, RAÍSSA CAROLINA FONSECA CÂNDIDO - UFMG, CRISTIANE MENEZES DE PÁDUA - UFMG


Apresentação/Introdução
Homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans (TT) são desproporcionalmente afetados pelo HIV e enfrentam barreiras relacionadas a fatores individuais, sociais e estruturais para a testagem e conhecimento do status sorológico. Estratégias para a ampliação da testagem nestes grupos promovem o acesso ao diagnóstico e tratamento e sua avaliação é necessária para fomentar políticas de saúde.

Objetivos
Identificar e discutir a literatura científica sobre estratégias para a ampliação da testagem para o HIV nas populações de HSH e TT.

Metodologia
Realizou-se uma revisão integrativa de estudos que avaliaram estratégias para a ampliação da testagem para o HIV nas populações de HSH e TT em oito bases de dados. A triagem dos registros recuperados foi realizada aos pares e em duas etapas. Foram incluídos 35 estudos, agrupados em quatro tipos de estratégias de intervenção: sistema de distribuição de autoteste (N=10), organização dos serviços de saúde (N=9), educação por pares (N=6) e campanha de marketing social (N=10). Não foi recuperado nenhum estudo avaliando a população de TT, uma vez que nenhum deles apresentou resultados desagregados para este grupo.

Resultados
Os estudos incluídos foram publicados entre 2006 e 2021 e avaliaram estratégias de intervenção para a população de HSH em diferentes cenários, incluindo espaços comunitários, centros de testagem e aconselhamento, serviços especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis e saúde sexual, aplicativos, plataformas virtuais e redes sociais. De modo geral, as estratégias focadas em distribuição de autoteste, organização dos serviços de saúde e educação por pares, combinadas ou não, mostraram-se mais eficazes no aumento da testagem para o HIV, embora haja grande heterogeneidade metodológica nos estudos avaliados.

Conclusões/Considerações
Considerando-se a diversidade das intervenções propostas e a heterogeneidade metodológica dos estudos incluídos nesta revisão, recomenda-se especialmente a avaliação de estratégias envolvendo sistemas de distribuição de autoteste, associados a novas tecnologias de informação e comunicação, aplicadas em diferentes comunidades e contextos sociais.