Sessão Assíncrona


SA3.2 - ANÁLISES E DESAFIOS PARA POLITICAS DE CUIDADO DAS IST/HIV /AIDS (TODOS OS DIAS)

38303 - OCUPE SUS JUVENTUDES IST HIV AIDS - OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE, PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA
ANALICE DE OLIVEIRA - CRT-DST/AIDS SES SP, SANDRA VILCHEZ - CRT-DST/AIDS SES SP, REGINA FIGUEIREDO - INSTITUTO DE SAÚDE - SES - SP, EMILLY PRADO DO VALLE - PROGRAMA MUNICIPAL DE IST HIV AIDS HV DE JACAREÍ/SP, ALEXANDRE DOS SANTOS FEDERICI - OSCIP TERRA DAS ANDORINHAS DE CAMPINAS/ SP, FABIANA ALVES - APIV DE PRESIDENTE PRUDENTE / SP, LUCAS EDUARDO DOS SANTOS - COLETIVO MEGÊ DE SUZANO/SP, LEONARDO MOURA DA SILVA - REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS, FERNANDA LOPES REGINA - FACULDADE DE MEDICINA - USP, MARIANA ARANTES NASSER - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA DO BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA - USP, LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA; UNIFESP


Período de Realização
Ocupações realizadas desde janeiro/2021, sempre na última quarta-feira do mês.

Objeto da experiência
Ações pedagógicas de promoção à saúde, prevenção e assistência das ist/hiv/aids voltadas para as juventudes.

Objetivos
Valorizar práticas emancipatórias e humanizadas na aplicação da Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde(LCA&J) nos serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com hiv/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, assim como nos espaços responsáveis pela promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Metodologia
Processo de autogestão participativo. Ocupações com frequência mensal. Devido ao contexto pandêmico, acontecem de forma híbrida. A coordenação das atividades é coletiva. As pautas e convidados para os debates são indicados pelos participantes na própria reunião do OCUPE. Participam trabalhadores de saúde, representantes de organizações não governamentais, coletivos e redes de jovens e da academia

Resultados
Foram realizadas 17 reuniões e publicados conteúdos de educação permanente com acesso livre no site do CRT DST/Aids com o propósito de universalizar os saberes, discussões e aprendizados. Os jovens trazem como tema prioritário a humanização dos olhares e das práticas frente a cultura biomédica e de controle dos corpos, no momento pautam o componente da Educação Social e Saúde, que será tema do próximo Ocupe SUS

Análise Crítica
O formato virtual de agenda permanente se mostra potente no alcance de territórios além das fronteiras municipais e estaduais. Espaço promotor de troca de experiências facilitando a comunicação entre jovens e profissionais de saúde. Favorece a construção de pautas políticas sobre o tema “juventudes e SUS”. O desafio é agregar maior número de jovens para que a construção seja equânime

Conclusões e/ou Recomendações
É preciso unir o serviço público e sociedade civil, fortalecendo a relação entre trabalhadores e usuários. Ao construir ações coletivas de reflexão e análise são criadas pontes entre usuários e serviços que levam ao caminho da luta mútua pelo direito à saúde. Experiências de participação social são partilhadas tendo em vista o contexto pandêmico da COVID19, o que tem sido considerado como componente de fortalecimento da construção coletiva.