SA3.1 - SAÚDE DO ADOLESCENTE (TODOS OS DIAS)
|
44234 - CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO PARA A SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ (CSEB), FMUSP, SÃO PAULO JÚLIA AMARAL CAMARGO. - RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, AMANDA PEDROSO GONÇALVES - RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., CAMILA DE MORAES PAULINO - RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., FERNANDA RIBEIRO DE MELO - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA (SPDM)., GLEIDIANE H DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE-ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUCILENE BARROS DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE-ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, TALITA GONÇALVES DE FREITAS - CENTRO DE SAÚDE-ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., GABRIELA NOGUEIRA SILVA - CENTRO DE SAÚDE-ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., VANESSA SILVA DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE-ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO., MARIANA ARANTES NASSER - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Período de Realização Experiência com início em setembro de 2021 e atualmente em andamento.
Objeto da experiência A Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) no CSEB.
Objetivos Contribuir para a implementação da LCA&J no CSEB, por meio do reconhecimento e da reorganização dos fluxos para o cuidado a adolescentes e jovens nas equipes de referência e da oferta de um espaço aberto e interativo para a promoção da saúde e participação social deste grupo populacional.
Metodologia O CSEB tem o Programa Atenção à Saúde na Adolescência, desde 1989. Devido a essa experiência, desde 2016, participa da coordenação do projeto LCA&J, contribuindo para a formulação para todo o estado e desenvolvendo localmente o Ocupe o CSE. O serviço participou de curso sobre a LCA&J, em 2021, e hoje, busca caracterizar adolescentes e jovens que frequentam o serviço, as atividades que participam, reorganizar fluxos internos e manter um grupo de promoção à saúde, quinzenalmente, ocupando o CSEB.
Resultados O primeiro encontro do grupo ocorreu em 13/06/22 com dinâmicas de aproximação e levantamento de demandas e necessidades em saúde para construção coletiva das próximas atividades e da ambiência do local onde o grupo será realizado. Os grupos acontecerão de segunda e sexta-feira quinzenalmente no período de junho de 2022 até novembro de 2022.
Os dados levantados estão servindo para a discussão de fluxos que tem acontecido nas reuniões da LCA&J do CSEB que ocorrem semanalmente.
Análise Crítica A APS é responsável por temáticas diversas em relação ao cuidado e à saúde. Assim, pensar no cuidado de adolescentes e jovens engloba, além das temáticas que a APS já está habituada, outras questões, em especial de adolescentes, sobre vida, cotidiano e demais aspectos de saúde. Outro desafio importante é a busca por descentralização do cuidado de adolescentes para todas as equipes de referência que compõem o CSEB e o olhar de matriciamento para que o grupo esteja envolvido com todo o serviço.
Conclusões e/ou Recomendações A realização de grupos, bem como a reformulação do fluxo visam a participação social, o acolhimento às suas necessidades e o fortalecimento do vínculo entre os adolescentes do território e o serviço. Além disso, a adequação do fluxo de adolescentes tem como intuito reforçar a garantia de direitos e do acesso à saúde. A linha de cuidado está relacionada também ao matriciamento das equipes com as demais atividades do serviço.
|