SA3.1 - SAÚDE DO ADOLESCENTE (TODOS OS DIAS)
|
39133 - CORRELAÇÃO ENTRE NÍVEIS SÉRICOS DE ÁCIDO ÚRICO E GORDURA CORPORAL TOTAL EM ADOLESCENTES ARIANE RIBEIRO DE FREITAS ROCHA - UFV, NÚBIA DE SOUZA DE MORAIS - UFV, SILVIA ELOIZA PRIORE - UFV
Apresentação/Introdução Adolescentes com elevado percentual de gordura corporal total (%GC) apresentam maior chance de desenvolver distúrbios cardiometabólicos. Estudos mostram que nesses indivíduos o ácido úrico elevado pode ser considerado um marcador da inflamação crônica, envolvido na gênese e agravo de complicações cardiovasculares e metabólicas, indicando a necessidade de avaliar o %GC nesse público.
Objetivos Correlacionar a gordura corporal total com o ácido úrico sérico de adolescentes, de acordo com o sexo.
Metodologia Avaliou-se dados secundários de 836 adolescentes de 10 a 19 anos, de ambos os sexos. Para estimar a GC (kg) foi utilizado o Equipamento de absortometria de raios-X de dupla energia (DEXA). O ácido úrico (AU) foi dosado pelo método enzimático colorimétrico, e classificado como elevado (hiperuricemia) quando maior ou igual ao percentil 90 da própria população estudada. Realizou-se teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade das variáveis, e correlação de Spearman para avaliar a correlação entre a GC (kg) e o ácido úrico (mg/dl). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV (nº 2.879.661).
Resultados A mediana de idade dos adolescentes foi de 16 anos e 78,9% (n = 660) era do sexo feminino. No sexo masculino a GC se correlacionou com o AU (r=0,391; p<0,0001), bem como no sexo feminino (r=0,191; p<0,0001), de forma que quanto maior a GC, maior o nível de AU nesses adolescentes.
Conclusões/Considerações Os resultados demonstram que o excesso de gordura corporal total pode levar a hiperuricemia em adolescentes, aumentando o risco de desenvolver inflamação crônica e complicações cardiometabólicas, como hipertensão arterial, doença renal crônica e diabetes mellitus. Compreende-se a importância da avaliação da gordura corporal nesses indivíduos como forma de identificar e prevenir agravos na saúde atual e futura.
|