Sessão Assíncrona


SA3.1 - SAÚDE DO ADOLESCENTE (TODOS OS DIAS)

38528 - PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS E: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ERIKA RAVENA BATISTA GOMES - UNIFOR, ALINE VERAS MORAIS BRILHANTE - UNIFOR, GICINAYANA LUZ SOUSA PACHÊCO BEZERRA - UNIFOR, THUANNY MIKAELLA CONCEIÇÃO SILVA - UNIFOR, IZABELLA NEIVA DE ALBUQUERQUE SOUSA - UNIFOR, SHEARLEY LIMA TEIXEIRA - UNIFOR


Período de Realização
Abril e maio de 2022.

Objeto da experiência
Ações do Programa de Saúde na Escola desenvolvidas por profissionais do NASFab com alunes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de um município do interior do Piauí.

Objetivos
Discutir com as crianças sobre drogas, tipos, efeitos e consequências do uso para saúde; Prevenir o contato e experimentação das drogas na idade escolar; Proporcionar espaço de reflexão sobre as drogas; Promover saúde através da difusão do conhecimento científico.




Metodologia
Nos pátios das escolas, o momento foi conduzido com a realização de dinâmica de boas-vindas e integração, de nome “O garotinho chamado Amor”, e com o tema introduzido com tarjetas coloridas, linguagem acessível e estímulo à participação ativa das crianças no relato sobre o que sabiam e que contato tinham ou não com as substâncias, a temática foi explanada. Ao final, foram distribuídos chocolates, acompanhados de feedbacks verbais do envolvimento percebido de cade alune nas discussões.

Resultados
A forma simples, atenta e empática da condução da atividade conquistou o envolvimento das crianças, que se sentiram à vontade para se expressar. Como desafios, destacamos o pouco conhecimento das crianças sobre os malefícios de algumas substâncias, e da compreensão do álcool e do cigarro enquanto drogas. Ficou evidente, também, o quanto as drogas permeiam seus espaços domésticos e familiares, sendo raras as crianças que referiram não ter pessoas próximas usuárias ou dependentes químicas.

Análise Crítica
A escola é um espaço potente para a promoção de saúde e para a implantação de estratégias preventivas ao uso de drogas. A resistência de alguns professores em acolher a atividade aqui abordada destoa da clara necessidade de discussão do tema com estas crianças, que habitam bairros de extrema vulnerabilidade social e com a presença de tráfico e violências associadas, e que na fase do ciclo vital em que estão vivenciam riscos peculiares que ameaçam seu desenvolvimento pleno e sua saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A prevenção ao uso de drogas nas escolas se justifica pelo silenciamento dos questionamentos e expressões infantis em tantos outros espaços, e pela naturalização do uso de drogas em muitos contextos em que vivem. Atividades participativas que abordem as drogas e seus efeitos estimulam o desenvolvimento da criticidade e de estratégias assertivas de enfrentamento de situações complexas, como o convite à experimentação das substâncias.