24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC3.31 - EXPERIENCIAS E ESTRATÉGIAS DA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE |
42470 - SISTEMA ESTADUAL DE INFORMAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PERCURSO HISTÓRICO NO ESTADO DA BAHIA GÊNOVA DA SILVA CARVALHO - SANITARISTA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA, ISLEIDE CARMEN SILVA COSTA - SANITARISTA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DA BAHIA
Período de Realização Estudo realizado de fevereiro a maio de 2022
Objeto da experiência Relato sobre o percurso histórico para aquisição/implantação de aquisição/implantação de um Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária.
Objetivos Apresentar um relato de experiência sobre o percurso histórico da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) do estado da Bahia para aquisição/implantação de um Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária.
Metodologia Realizou-se análise documental dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG) da Diretoria dos anos de 2002 a 2020, disponíveis no portal da Superintendência de Proteção e Vigilância da Saúde (SUVISA) e na rede interna da instituição. Foram registradas as informações referentes à implantação de sistema de informação estadual, que foram sistematizados considerando os quatro anos do Plano Estadual de Saúde. Analisou-se também o contexto organizacional face às mudanças de gestão na Diretoria.
Resultados
Foram analisados 19 RAG cujas informações tinham caráter mais quantitativo das ações realizadas e registros insuficientes sobre a gestão e o objeto deste estudo. Foram identificados três movimentos da DIVISA para sanar a lacuna do sistema estadual de informação em VISA: desenvolvimento de Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária; implantação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SINAVISA) e busca de Sistema de Informação em Vigilância Sanitária de outros estados.
Análise Crítica As mudanças de gestão, com a descontinuidade dos projetos estratégicos da instituição, aliadas a ausência de uma gestão de informação se constituíram elementos dificultadores do processo de aquisição do sistema estadual.
Conclusões e/ou Recomendações
Este estudo relata o percurso histórico institucional em busca da aquisição/implantação do sistema estadual de informação em VISA, que ainda permanece como um desafio a ser superado. Que este trabalho possa subsidiar a tomada de decisões voltadas para gestão da informação e da informática, tendo o Sistema Estadual de informação em VISA como pilar estratégico para o conhecimento, gerenciamento dos riscos existentes no estado da Bahia.
|