Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.31 - EXPERIENCIAS E ESTRATÉGIAS DA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

39920 - ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NAS REGIONAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
KELLY KATTIUCCI BRITO DE LIMA MAIA - SESAP/RN, DEUMA MARIA ALVES SANTOS DE OLIVEIRA - SESAP/RN, ANATÁLIA GOMES DUARTE COSTA - SESAP/RN, MÁRCIA ANDRÉIA PEREIRA DA SILVA - UFRN, MARIA LETICE BEZERRA DE LIMA - UFRN


Período de Realização
2021 A 2022

Objeto da experiência
Implementação dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde nas Regionais de Saúde do estado do Rio Grande do Norte


Objetivos
Descrever a experiência no processo de implementação dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (NUREVS) nas Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP) do Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Metodologia
Relatar a experiência acerca do processo de implementação dos NUREVS nas oitos Regiões de Saúde do RN. Nesse processo, foram utilizadas diferentes estratégias, as quais incluem: a publicação da Portaria-SEI Nº 1716, de 21 de junho de 2021, instituindo os Núcleos, bem como oficinas realizadas com as equipes técnicas da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP) e das URSAP destinadas à identificação dos principais desafios e potencialidades do NUREVS.

Resultados
Os NUREVS fortalecem o processo de regionalização, bem como reforçam a análise de situação de saúde por regional, observando o cenário de adoecimento e mortalidade, além de traçar estratégias para mudanças no cenário epidemiológico. Com a implementação desses núcleos, observou-se a mudança no apoio aos municípios e na integração das ações de vigilância no âmbito regional, sendo perceptível as reflexões e implementações de novas ações e modificações nos processos de trabalho das equipes.

Análise Crítica
Com isso, percebe-se que os NUREVS operacionaliza as ações de Vigilância em Saúde, valorizando o princípio da regionalização e hierarquização dos serviços, a partir da delimitação das áreas de abrangência e de influência dos serviços conforme sua capacidade operacional, além do mapeamento da região em microáreas de risco, definidas com base no perfil epidemiológico da população.

Conclusões e/ou Recomendações
É possível identificar o importante papel desenvolvido pelas equipes que constituem os NUREVS no apoio aos municípios, na integração entre as vigilâncias e na execução de planos de contingência regionais, além da análise de dados epidemiológicos, respostas aos acidentes de trabalho e surtos efetivando ações de campo em tempo oportuno, de forma descentralizada, proporcionando a efetivação da Política Nacional de Vigilância em Saúde.