23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC3.27 - TENDENCIAS E GESTÃO DO CUIDADO NO ENFRENTAMENTO DA SÍFILIS NO BRASIL |
42813 - ARTICULAÇÃO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COM ATENÇÃO BÁSICA NA PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DA SÍFILIS NO ÂMBITO DO “PROJETO SÍFILIS NÃO”, EM VIAMÃO/RS. LUÍSA DI SANTO D’ANDREA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., KÁTIA CRISTINA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., PRISCILA ANDREA PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., MÁRIO VINÍCIUS CANFILD GRENDENE - BOLSISTA MAIS MÉDICOS - MINISTÉRIO DA SAÚDE., ELIZANDRA FERRONATO; - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., RITA DE CASSIA SANT‘ ANA VARGAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., MICHELE GALVÃO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VIAMÃO-RS., EWERTON WILLIAM GOMES BRITO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)., BEATRIZ DE FREITAS JUNQUEIRA - INSTITUTE FOR HEALTHCARE IMPROVEMENT (IHI)., MARISE REIS DE FREITAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN).
Período de Realização Setembro de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Atuação da vigilância epidemiológica no piloto colaborativo para prevenção da transmissão vertical da sífilis em uma unidade básica de saúde.
Objetivos Descrever a experiência de articulação da Vigilância Epidemiológica (VE) com a Atenção Básica (AB) no âmbito do projeto piloto colaborativo, para prevenção materno-fetal da sífilis, entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Metodologia O projeto testou teorias de mudança nos processos de trabalho de uma equipe da UBS Krahe, de Viamão/RS com apoio técnico da VE municipal. A vigilância epidemiológica auxiliou a equipe da UBS na organização da coleta dos dados e análise dos indicadores estabelecidos pelo projeto, além de participar da identificação de oportunidades de melhoria em instrumentos de coleta de dados utilizados pela equipe.
Resultados Foram adaptados instrumentos de coleta de dados já utilizados na UBS, tais como a planilha de acompanhamento de gestantes e o livro de registro de testes rápidos, incluindo informações sobre a idade gestacional, raça/cor, e outras que contribuíram para a melhoria da qualidade e consistência das informações coletadas e monitoradas pela UBS. Observou-se também a sensibilização da equipe para adequada notificação e investigação de doenças e agravos de notificação compulsória no contexto da UBS.
Análise Crítica Os indicadores elencados pelo projeto e seu monitoramento sistemático facilitam o acompanhamento oportuno das gestantes favorecendo a assistência pré-natal, desde que a equipe de AB esteja sensibilizada para isso. O envolvimento da vigilância epidemiológica no projeto possibilitou a aproximação do setor com a UBS refletindo na melhora da comunicação entre os setores, não apenas em relação à transmissão vertical da sífilis, mas também em relação aos outros agravos de notificação compulsória.
Conclusões e/ou Recomendações A participação ativa da VE contribuiu para um melhor entendimento e fortalecimento das ações de vigilância como transversais a todas as ações da equipe de AB, refletindo na organização dos processos de trabalho na UBS e maior compreensão do seu território de forma a qualificar a atenção à saúde voltada para a proteção, prevenção e controle de doenças e agravos no âmbito da UBS, em especial a prevenção da transmissão vertical da sífilis.
|