23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC3.24 - CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E A ARTICULAÇÃO DA RAPS |
39906 - QUEM É VOCÊ, CAPS AD? CONSTRUINDO O PERFIL DO USUÁRIO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRUNA DE JESUS OLIVEIRA - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NO CUIDADO DO USUÁRIO E DA FAMÍLIA (UPE), CAMILA ESPINDOLA SANTOS - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NO CUIDADO DO USUÁRIO E DA FAMÍLIA (UPE), MAYARA TORLONY FERREIRA DOS SANTOS - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NO CUIDADO DO USUÁRIO E DA FAMÍLIA (UPE), TÉRCIO ROCHA PIMENTEL DE SALES - PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NO CUIDADO DO USUÁRIO E DA FAMÍLIA (UPE)
Período de Realização O desenvolvimento da atividade iniciou-se em agosto de 2021 e finalizou-se em dezembro do mesmo ano.
Objeto da experiência Colher dados provenientes das fichas de acolhimento em prontuários ativos do serviço para conhecer o perfil do usuário do CAPS AD.
Objetivos O trabalho objetivou conhecer o perfil do usuário do CAPS AD a fim de ofertar oficinas e outras formas de cuidado considerando os dados do levantamento, assim como propiciar reflexões na equipe multidisciplinar do CAPS sobre gênero, raça, classe e redução de danos.
Metodologia O levantamento foi realizado pelas residentes em Saúde Mental, orientadas pelo psicólogo do CAPS AD, durante o rodízio, a partir dos prontuários ativos, considerando a presença dos usuários no CAPS nos últimos seis meses. Nos demais prontuários, efetuaram-se buscas ativas. Assim, através de uma análise descritiva dos dados, subsidiada pelos programas Power BI e Excel, foram demarcadas as variáveis de gênero, raça, classe, substâncias psicoativas em uso e localização territorial dos usuários.
Resultados Através dos dados analisados, constatou-se que os usuários do CAPS são, preponderantemente, do sexo masculino. As drogas de uso mais frequente são, respectivamente: álcool, tabaco, maconha, crack, cocaína e inalantes. 57% dos usuários se declaram negros ou pardos. Quanto à renda, depreendeu-se que 43% dos usuários possuem renda inferior a um salário-mínimo. Destaca-se também o número expressivo de prontuários sem as informações sobre raça (20%) e renda (29%).
Análise Crítica A ausência de informações básicas sobre renda e raça dificultaram a especificação de um perfil dos usuários do CAPS. Durante a experiência, percebeu-se a limitada atuação da Educação Permanente junto aos profissionais do município, em especial referente à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, bem como a escassez de recursos destinados para as oficinas de geração de renda.
Conclusões e/ou Recomendações Almeja-se que a equipe faça uso dos dados para fundamentar a sua prática profissional e direcionar as atividades do CAPS AD de acordo com os dados obtidos nos prontuários, além de considerar o desejo dos usuários. Assim, oferece-se um cuidado de forma integral, sem atomizar o sofrimento do usuário e respeitando o princípio da equidade no SUS, articulado a outras Políticas transversais às da Saúde Mental.
|