Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.24 - CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E A ARTICULAÇÃO DA RAPS

39186 - ARTICULAÇÕES ENTRE AS EQUIPES DE APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE/MG: CAMINHOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
JULIA COSTA DE OLIVEIRA - UFMG, CLAUDIA MARIA FILGUEIRAS PENIDO - UFMG


Apresentação/Introdução
Na Atenção Primária à Saúde (APS) de Belo Horizonte, Equipes de Saúde Mental (EqSM) e Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) realizam Apoio Matricial (AM) às mesmas Equipes de Saúde da Família (eSF), visando qualificá-las. As equipes apoiadoras raramente se articulam, podendo dificultar a integralidade do cuidado. Há movimentações inovadoras que buscam romper tal desarticulação.

Objetivos
Buscamos analisar as potências e limites das atuais tentativas de articulação entre NASF e EqSM para a qualificação do cuidado em saúde mental (SM).

Metodologia
Essa é uma pesquisa-intervenção de cunho participativo e formativo, orientada teórico-metodologicamente pela Análise Institucional. Realizamos 9 observações de duas situações de encontro entre EqSM e NASF e realizamos 7 entrevistas com alguns dos seus participantes. Buscamos identificar analisadores, operador socianalítico, e trabalhamos com um Coletivo Ampliado de Pesquisadores, composto por trabalhadores e gestores da rede, professores e estudantes da universidade, que se encontravam em reuniões bimestrais para realizar análise conjuntas, concretizando uma parceria epistemológica.

Resultados
A frágil e conflituosa tentativa de divisão de clientela entre as psicólogas da EqSM e do NASF foi analisadora das atuais tentativas de articulação entre apoiadores. Desvelou-se, assim, limites de tais articulações, como o especialismo que atravessa o cuidado em saúde mental e mantém a cisão entre as equipes apoiadoras e eSF, mesmo quando todas estão juntas. Ao mesmo tempo, lançou luz para algumas potências do encontro, como o fortalecimento da função apoio à eSF. A dimensão formativa do AM precisa ser fortalecida para que, quando juntos, EqSM e NASF potencializem a qualificação do cuidado em SM ofertado na APS.

Conclusões/Considerações
Apostamos que tal debate, evidenciado a partir de um arranjo singular de APS, possa lançar luz sobre desafios da inclusão do cuidado em saúde mental nesse nível de atenção, contribuindo para refletir sobre como o AM - independentemente das equipes envolvidas - pode fortalecer caminhos para tal.