23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC3.22 - REDES DE ATENÇÃO: DESAFIOS DOS CAMINHOS DE CUIDADO NOS TERRITÓRIOS |
38354 - O ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RECIFE – PE TÁSSIA MAYRA OLIVEIRA FARIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, MARIA DO SOCORRO VELOSO DE ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, RAQUEL SANTOS OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Apresentação/Introdução O BRASIL TEM DEMONSTRADO AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO E NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS VOLTADAS AOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2013). NO ENTANTO, AINDA É ESTREITA A PORTA DE ACESSO DAS PESSOA COM DEFICIÊNCIA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SENDO ESSE UM FENÔMENO COMPLEXO, INFLUENCIADO POR BARREIRAS ARQUITETÔNICAS E ATITUDINAIS E POR ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.
Objetivos ESSE ESTUDO ANALISOU O ACESSO AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA CIDADE DO RECIFE - PE.
Metodologia TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE UTILIZOU COMO FONTE DE DADOS DOCUMENTOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE E SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL) E ENTREVISTAS, COM GESTOR MUNICIPAL, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS DE UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO – CER II E DE UM HOSPITAL. TEVE COMO CATEGORIA ANALÍTICA O ACESSO NA PROPOSTA DE LEVESQUE, HARRIS E RUSSEL. OS DADOS QUANTITATIVOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE FREQUÊNCIA RELATIVA E ABSOLUTA NO PROGRAMA EXCEL E DO MÉTODO DE REGRESSÃO JOINPOINT DE POISSON E OS DADOS QUALITATIVOS, MEDIANTE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E A CONDENSAÇÃO DE SIGNIFICADOS DE KVALE.
Resultados OS ACHADOS EVIDENCIARAM QUE O CER II NÃO AVANÇOU ALÉM DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, COM RESTRITO ACESSO A POPULAÇÃO ADULTA. A COMPREENSÃO DA DEFICIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS AINDA É MARCADA PELA DIMENSÃO BIOLÓGICA. HÁ BARREIRAS DE ACESSO ARQUITETÔNICAS E NO PROCESSO DE TRABALHO DO CER II ANALISADO. PARA OS USUÁRIOS, O USO DESSE SERVIÇO DE REABILITAÇÃO TEM UM IMPACTO NO GASTO FINANCEIRO E DE TEMPO PARA AS FAMÍLIAS, O QUE TEM INFLUENCIADO NA DESORGANIZAÇÃO DA RENDA FAMILIAR, SITUAÇÃO QUE PODE SER AGRAVADA PELO DIFÍCIL ACESSO À ÓRTESE E PRÓTESE. ADEMAIS, A OFERTA DE CUIDADO NO RECIFE SE DISTANCIA DA PERSPECTIVA DE REDE, COM ARTICULAÇÃO ENTRE SERVIÇOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Conclusões/Considerações O CONTEXTO DE VULNERABILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - PCD, O DESFINANCIAMENTO DO SUS E A RELAÇÃO PÚBLICO PRIVADA NO ÂMBITO DO SISTEMA DE SAÚDE SÃO ASPECTOS QUE AGRAVAM A DIFICULDADE NA GARANTIA DO ACESSO. ALÉM DISSO, UMA GRANDE BANDEIRA DE LUTA DAS PCD É A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS INCLUSIVOS E AÇÕES INTERSETORIAIS NA GARANTIA DOS SEUS DIREITOS, ASPECTOS QUE ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS A GARANTIA DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PARA ESTE SEGMENTO.
|