23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC3.19 - A INCORPORAÇÃO DAS PICS NO SUS: POTENCIAS E SINGULARIDADES |
43944 - OFERTA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES AUTORREFERIDAS POR PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE NO RIO GRANDE DO SUL DIÉSSICA ROGGIA PIEXAK - FURG, KARINE ALVES - FURG, KÉTLIN CASTOLDI - FURG, FERNANDA DUARTE AVILA - FURG, CARLIUZA ORIENTE LUNA - SMS/RG, DANIELA DALLEGRAVE - UFRGS
Apresentação/Introdução As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são recursos terapêuticos, fundamentados em conhecimentos tradicionais, aplicados na prevenção de doenças e na recuperação da saúde. Foram institucionalizadas no Brasil em 2006 pela PNPIC e se constituem como importantes para o cuidado dos usuários do SUS e dos próprios profissionais de saúde, sendo essencial identificar a sua oferta.
Objetivos Identificar se há oferta de PICs, por profissionais da APS do município do Rio Grande, como forma de cuidado para colegas de trabalho e usuários do SUS; e, verificar quais são as PICs autorreferidas como as mais ofertadas.
Metodologia Pesquisa quantitativa e exploratória, que integra o macroprojeto: “Mapeamento e Avaliação Econômica das PICs na APS do município do Rio Grande/RS”. O município conta com 48 Equipes de Saúde da Família e 12 equipes de saúde bucal divididas em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário eletrônico autoaplicável, com questões abertas e fechadas. Iniciou-se em abril de 2021 e contou até o momento com a participação de 111 profissionais da APS do município. Os dados foram analisados por estatística descritiva. O projeto foi aprovado pelo CEP/FURG - CAAE: 42585721.4.0000.5324.
Resultados Participaram da pesquisa 111 profissionais. Destes, apenas 30 possuíam formação concluída em PICs e responderam sobre a oferta dessas como forma de cuidado para colegas de trabalho e usuários do SUS. Nesse sentido, dentre a amostra, 15 afirmaram que oferecem PICs para os seus colegas de trabalho e em relação a oferta de PICS aos usuários que procuram o local de trabalho vinculado ao SUS desses profissionais, 13 indicaram que ofertam e, destes, 8 informaram que o agendamento é a principal forma de acesso dos usuários ao atendimento com PICs. Quanto as PICs autorreferidas com as mais ofertadas destacam-se: Auriculoterapia (10), Reiki (9), Meditação (4), entre outras.
Conclusões/Considerações Verifica-se que os participantes ofertam mais PICs aos colegas de trabalho do que aos usuários do SUS, talvez pelo incentivo do NUMESC que possui um projeto “Cuidando do cuidador”. Além disso, dentre as PICs autorreferidas como as mais ofertadas pelos profissionais estão Auriculoterapia e Reiki, seguindo as formações de educação permanente/continuada já ofertadas a nível municipal. Observa-se ainda que os profissionais ofertam mais de uma PICs.
|