Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.18 - AVANÇOS E RETROCESSOS DOS NASF PARA A QUALIFICAÇAO DA APS

41243 - PRONASF NA PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIA DE APOIO POLÍTICO, TÉCNICO E PEDAGÓGICO A PROFISSIONAIS DO NASF DO BRASIL EM MEIO À REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA, MARCOS VINÍCIUS RIBEIRO DE ARAÚJO - UFBA


Período de Realização
Maio a Agosto de 2020

Objeto da experiência
Atividades virtuais desenvolvidas em meio à Pandemia pelo PRONASF – Projeto de Cooperação Técnica e Pedagógica ao trabalho em saúde nos NASF.

Objetivos
Relatar a experiência do projeto de extensão PRONASF (UFBA) no apoio virtual ao processo de organização, planejamento e desenvolvimento de ações de saúde das equipes NASF em todo o Brasil no contexto da Pandemia do COVID-19.

Metodologia
Lives nas Redes Sociais do Projeto abordando bases e experiências de atuação do NASF no cuidado à saúde da população e dos trabalhadores na Pandemia. Ademais, discutiu-se: Cenários e perspectivas para o NASF; Dimensão educativa nas práticas; Saúde Mental na Saúde da Família; Precarização da AB e experiências de resistência; Atributos da AB; Cuidado à população LGBT; Práticas Antirracistas; e Planejamento em Saúde. Também foram compartilhados portarias, projetos e textos científicos.

Resultados
Foram realizadas 13 lives, que chegaram a ser acompanhadas por mais de 1200 pessoas simultaneamente em todo país, e que desdobraram na realização de 03 Aulas Abertas sobre trabalho em saúde no canal do Projeto e 05 reuniões/fóruns regionais com profissionais e gestores de diferentes municípios para discutir a reorganização local do trabalho do NASF. Também foi produto a realização de uma mesa no Congresso UFBA 2020, além da participação no Fórum Estadual do NASF, na Bahia.

Análise Crítica
Os encontros permitiram a mobilização e o compartilhamento de ações e estratégias, além de angústias e dúvidas decorrentes das mudanças impostas pela Pandemia no processo de trabalho do NASF, que já se encontrava fragilizado pelo recém implantado PREVINE-Brasil. Este processo evidenciou, em alguma medida, o quanto os profissionais do NASF foram subestimados e pouco apoiados em relação à atuação na Pandemia em diversos contextos locais.

Conclusões e/ou Recomendações
A experiência do PRONASF fomentou e qualificou, ainda que pontualmente, processos de reorganização do trabalho e, principalmente, de resistência no âmbito do NASF em diversos territórios, suscitando perspectivas para a manutenção e fortalecimento do mesmo não apenas para o enfrentamento direto ao COVID naquele período crítico da Pandemia, como também para o trabalho permanente a ser desenvolvido e ampliado na AB.