Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.14 - CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA (ICSAPS)

44432 - UM OLHAR PARA ALÉM DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: ANÁLISE DAS INTERNAÇÕES POR CAUSAS SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM COMPLEXO HOSPITALAR
MÔNICA TESTA MORANGUEIRA - UFRJ, MARIA EDUARDA FRANÇA DE LANNES PEREIRA - FIOCRUZ, FLÁVIO MONTEIRO DE SOUZA - UERJ


Período de Realização
2021

Objeto da experiência
Análise dos atendimentos de Urgência e emergência e internações por condições sensíveis à APS em complexo hospitalar no município do Rio de Janeiro.

Objetivos
Apresentar o perfil dos atendimentos em urgência e emergência por essas causas na iminência de compreender as necessidades territoriais, ordenamentos na gestão assistencial, colaborar no fortalecimento da APS e estreitamento das articulações da rede assistencial.

Metodologia
Estudo descritivo e transversal com análise realizada a partir de dados secundários extraídos do sistema interno (MV) selecionando os relatórios com registros de CID de alta informado, relacionando-os com tabela de causas sensíveis de acordo com Portaria nº221 do MS de 17 de abril de 2008.

Resultados
A taxa geral de internações por condições sensíveis à APS foi de 20,72% considerando atendimentos de Urgência e Emergência e internações hospitalares. Entre eles 44,85% foram em atendimentos de Urgência e 55,15% foram internações ou usuários em observação a espera de transferência via SISREG. destacaram-se os atendimentos por Pneumonias, ICC, Infecções Urinárias e de pele, HAS e DM e a predominância do sexo feminino.

Análise Crítica
Os atendimentos por essas condições demonstram os desafios do fortalecimento da APS. A articulação entre os serviços assistenciais é fundamental no ciclo assistencial já que por vezes os serviços acabam atuando de modo isolado com impactos na vida das pessoas que acabam tendo seu cuidado fragmentado. Esse estudo propõe o envolvimento de outros serviços territoriais.

Conclusões e/ou Recomendações
Esses estudo revela que o referenciamento dos usuários provenientes da APS via vaga zero ou ainda regulados pelo SISREG necessitam de um olhar diferenciado para que possam ser assistidos em suas necessidades. Os resultados evidenciam a importância de setores de monitoramento dos dados produzidos no ato dos atendimentos para a composição de análises epidemiológicas e de apoio à gestão assistencial em busca do ponto central do cuidado, o usuário.