Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.11 - OS DESAFIOS DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALLDADES NOS TERRITÓRIOS E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS

39600 - O CONSULTÓRIO NA RUA EM “ADVOCACY”: EXPERIÊNCIAS DE PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL POR MEIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA.
LUIZ GUILHERME LEAL FERREIRA FILHO - SMSDC-RJ, DIONETE MENEZES DE BRITO FERREIRA - SMSDC-RJ, ALINE AZEVEDO VIDAL - SMSDC-RJ, LUCIANA DUARTE - SMSDC-RJ, ROSANA DA SILVA SANTOS - SMSDC-RJ, ANA CAROLINA PIRES - SMSDC-RJ, DANIELLY KELLY HOLANDA - SMSDC-RJ, LUANA SEMEÃO - SMSDC-RJ, KELSON MORAES - SMSDC-RJ, MARIA DE FATIMA LIRA - SMSDC-RJ


Período de Realização
Relato de experiência desenvolvido no período de 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Processo de trabalho da equipe de Consultório na Rua localizada em Realengo, Rio de Janeiro-RJ entre 202 e 2021.

Objetivos
Relatar a experiência sobre os efeitos das políticas públicas que direcionam os fundamentos do SUS na construção de uma clínica multiprofissional ampliada, realizada pelo CnaR; Discutir as interfaces entre educação popular e ações de “advocacy” na ampliação de acesso a populações vulnerabilizadas

Metodologia
Percurso metodológico percorreu as etapas:1) Caracterização do perfil de vulnerabilidades e necessidades de saúde dos usuários;2) Diagnóstico situacional dos equipamentos territoriais de saúde, assistência, comunitários, controle social e terceiro setor;3) “propostas programático-estratégicas" de Mário Testa como ferramenta de planejamento estratégico;4) elaboração de projeto de intervenção territorial com foco no apoio a autonomia dos usuários na condução de seu processo de saúde-adoecimento.

Resultados
O CnaR constitui um dos principais eixos articuladores das experiências de promoção de cuidado integral para a PSR no Brasil. Na perspectiva do cuidado integral, o trabalho do Cnar tem sido construído a partir de práticas de saúde locais e de promoção e prevenção em saúde fundadas na própria dinâmica dos usuários, dentro e fora da rua ou espaços institucionais, como forma de manejo que busca o cuidado como expressão da integralidade.

Análise Crítica
Compreendemos que a implantação de equipes de CnaR, atreladas à APS, representa mais uma etapa na consolidação do SUS no combate aos fatores que vulneram a população. O CnaR possui vocação para atuar como “advocacy” na luta pela longitudinalidade do cuidado e defesa das garantias universais de Cidadania e Direitos Humanos e, por meio da articulação com a rede de saúde mental, Assistência social e território, tem favorecido a continuidade do apoio aos casos complexos.

Conclusões e/ou Recomendações
Além de promotor de acesso/acessibilidade, o Cnar atua como ordenador do cuidado ao buscar integrar os efeitos das Políticas Públicas, pois para Testa, o processo de planejamento em saúde passa pela mudança social por meio da construção de uma nova sociedade. Nessa perspectiva o CnaR vem se consolidando como potente ferramenta de qualificação do cuidado à PSR na APS por meio de uma clínica que apoia a autonomia do usuário na direção do cuidado integral.