Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.10 - EQUIDADE E INTEGRALIDADE NO CUIDADO DAS DOENÇAS CRÔNICAS

42858 - IMPLANTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO ÀS PESSOAS COM SOBREPESO E OBESIDADE NO PARANÁ
ELAINE CRISTINA VIEIRA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, CRISTINA KLOBUKOSKI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, FERNANDA PIETRANGELO MERLINO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, MARIA GORETTI DAVID LOPES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ


Período de Realização
Março de 2021 a junho de 2022

Objeto da experiência
Implantação da Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade (LCSO) no estado do Paraná.

Objetivos
Promover a organização das ações e dos serviços de saúde, para fortalecer e qualificar a atenção às pessoas com excesso de peso;
Incentivar a execução das ações de promoção da saúde, prevenção e vigilância alimentar e nutricional nos territórios do estado.


Metodologia
O processo iniciou-se com a criação de um Grupo de Trabalho com representação de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde. Também foram promovidas discussões com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Durante o período foram realizadas sete reuniões presenciais e à distância. Na sequência, a LCSO foi apresentada e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite e implantada no estado.

Resultados
O processo mobilizou profissionais e gestores da saúde, sendo as diretrizes deliberadas e pactuadas em instância colegiada com representação dos gestores municipais e do gestor Estadual, efetivando o compromisso de implementação da LCSO. As diretrizes buscam promover a organização das ações e dos serviços de saúde para atenção integral às pessoas com sobrepeso ou obesidade em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, na atenção primária à saúde, atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

Análise Crítica
A implantação da LCSO é uma etapa fundamental para a organização do cuidado às pessoas com excesso de peso, sendo previstas ações que devem ser cumpridas para a efetivação do cuidado. O processo de implementação da LCSO nos municípios e nas regiões de saúde necessita ser continuamente monitorado e aperfeiçoado.

Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se o fortalecimento da promoção da saúde, prevenção e vigilância alimentar e nutricional, bem como promova educação permanente, buscando, inclusive, superar a perspectiva culpabilizadora e estigmatizante ainda presentes nas práticas profissionais e de gestão. Sua implementação contribuirá para melhorar a saúde da população com promoção de hábitos de vida mais saudáveis e evitar mortes precoces por condições associadas ao excesso de peso.