22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC3.10 - EQUIDADE E INTEGRALIDADE NO CUIDADO DAS DOENÇAS CRÔNICAS |
41589 - ESTABELECIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB DE GEORREFERENCIAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL AREAM THOMAS LUERSEN - UNIVALI, GRAZIELA LIEBEL - UNIVALI, ANITA MARIA DA ROCHA FERNANDES - UNIVALI
Apresentação/Introdução Dados do Ministério da Saúde mostram que três em cada dez crianças estão com sobrepeso no país. Diante disso, foi desenvolvida uma plataforma web SIG, que pretende colaborar e facilitar a identificação dos municípios com maior índice de obesidade infantil, por meio dos dados antropométricos coletados em conjunto ao Ministério da Saúde (2015 a 2020) e fontes do IBGE, Censo 2010, DATASUS e SISVAN.
Objetivos Geral: Desenvolver uma plataforma web de Geoprocessamento para apresentar o perfil demográfico e socioeconômico da obesidade infantil no Brasil com base em dados públicos.
Metodologia Na metodologia buscou-se realizar a coleta, limpeza (pré-processamento) e visualização espacial dos atributos desejados advindos das bases de dados dissemináveis do Ministério da Saúde, mais especificamente nos dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, onde constam os dados antropométricos de interesse ao estudo. Além da base do SISVAN, outras bases do IBGE, PNAD, CENSO e DATASUS, foram utilizadas. A partir das bases unificadas foi desenvolvida uma plataforma web de georreferenciamento e realizado a experimentação com nutricionistas da que atuam na área da saúde pública e que lidam com os dados do SISVAN.
Resultados Como resultado do desenvolvimento deste trabalho, temos plataforma web de georreferenciamento da obesidade infantil disponibilizando os dados de interesse tratados dos municípios do brasil. A experimentação realizada com as nutricionistas que trabalham ou que já tiveram contato com as informações antropométricas disponibilizadas pelo SISVAN desempenharam um papel muito positivo para a análise da plataforma, considerando que os insights coletados com as especialistas contribuíram ainda mais para a elucidação de trabalhos futuros, sugestões de melhorias e ferramentas que auxiliam na gestão pública, na assistência à saúde e em políticas públicas.
Conclusões/Considerações Discute-se que, em caso de esta plataforma ter seu acesso democratizado/público, todos os interessados poderiam realizar suas consultas e análises. Este acesso poderia propiciar aos usuários seus próprios insights, tanto em relação à busca por entendimento da situação, como para propor melhorias por meio de práticas sociais, políticas públicas e acompanhamentos visando a melhora do quadro de obesidade no Brasil.
|