Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.8 - POLÍTICA DE SAÚDE BUCAL: ACESSO E QUALIDADE NOS TERRITÓRIOS DE SAÚDE

40194 - AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE III DE FORTALEZA
LUIZA MARIA DIAS FIRMEZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), JORGE LUIZ MOREIRA FREIRE JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), RAUL ANDERSON DOMINGUES ALVES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), ADRIANO DE AGUIAR FILGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), VANESSA ALMEIDA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), LORENA RAQUEL MATIAS XAVIER - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), JAIRO MÁRCIO MOREIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), ANA TÁSSIA ALMEIDA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), ANA KARINE MACEDO TEIXEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)


Apresentação/Introdução
A implementação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família (ESF) objetivou o acesso universal da população aos serviços de saúde bucal, entretanto, apesar do aumento na cobertura desses serviços, existem desafios que vão de encontro aos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) que precisam ser superados

Objetivos
O objetivo do estudo foi avaliar o serviço de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) III de Fortaleza, a partir da perspectiva dos cirurgiões-dentistas e dos usuários.

Metodologia
Foi realizado um estudo avaliativo e transversal, utilizando como instrumento o Primary Care Assessment Tool (PCATool), constituído por itens referentes aos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS), que são respondidos em uma escala Likert (1 a 4). A pontuação é classificada em alta quando maior ou igual a 6,6 e baixa quando menor que 6,6. O instrumento foi aplicado aos cirurgiões-dentistas servidores efetivos que trabalhavam na unidade há pelo menos 2 anos, e aos usuários maiores de 18 anos que utilizaram os serviços de saúde bucal da CORES III entre os anos de 2019 e 2021. Foi realizada análise descritiva dos dados no programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 20.

Resultados
Na perspectiva dos profissionais, os atributos acesso de primeiro contato (3,20) e longitudinalidade (6,36) apresentaram um escore baixo, diferentemente dos atributos integralidade (8,16) e coordenação do cuidado (7,41), que apresentaram um escore alto, resultando em um escore médio alto (6,88). Já do ponto de vista dos usuários, todos os atributos apresentaram um escore baixo: acesso de primeiro contato (4,02), longitudinalidade (4,83) e coordenação do cuidado (5,24).

Conclusões/Considerações
Concluiu-se que o acesso de primeiro contato e a longitudinalidade foram considerados deficientes tanto na perspectiva dos profissionais como dos usuários, diferentemente da coordenação do cuidado e da integralidade, considerados satisfatórios pelos cirurgiões-dentistas. Portanto, é necessária maior atenção às dificuldades identificadas no serviço, tomando as decisões necessárias para proporcionar maior resolutividade e eficácia ao sistema.